Chamusca | Câmara cede terreno para Filarmónica Carregueirense ampliar instalações

Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio Carregueirense Vitória. Foto: DR

No ano em que completa 90 anos de história, a Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio Carregueirense – “Victória” (SFIRC) tenciona avançar com obras de requalificação da sua sede, projeto que contempla também a ampliação das atuais instalações.

Para apoiar este projeto, a Câmara Municipal da Chamusca decidiu por unanimidade, na reunião do dia 21, ceder uma parte de um terreno municipal (cerca de 42 m2), anexo à sede da Sociedade, através de um contrato de comodato. Além disso, o Município comprometeu-se também a apoiar com 25% do orçamento da obra.

A sede sofreu alguns danos com a passagem das depressões do final do ano passado e carece de obras que melhorem as condições para os ensaios da banda, as aulas de música e outras atividades.

PUB

O projeto prevê a substituição da cobertura, que vai passar a ter duas águas, e uma pequena alteração na fachada de modo a ficar mais harmoniosa e enquadrada.

Na mesma reunião de Câmara foi aprovado o projeto “Música para todos”, uma iniciativa que visa proporcionar condições para a iniciação à formação musical, com aulas abertas a toda a população.

PUB

O protocolo, a firmar entre o Município da Chamusca e a SFIRC, prevê ainda a colaboração no desenvolvimento de eventos artísticos, sobretudo na área da música, assim como de outras ações que valorizem o património artístico – musical nacional e internacional.

Através deste acordo, a SFIRC compromete-se a alargar as atividades da sua Escola de Música a todos os munícipes do concelho da Chamusca que pretendam, independentemente da sua idade, ter um primeiro contato com a aprendizagem da música, através de aulas ministradas por um professor desta Escola, num total de 4 horas semanais dedicadas a este projeto, a realizar aos sábados.

O Município comparticipa financiamento o projeto “Música para todos” com um valor anual de 3.180 euros. O protocolo vigora até final de 2020.

Este projeto integra-se numa estratégia mais vasta de promoção da cultura artístico-musical, que tem por base o contato com iniciação musical nas escolas e jardins-de-infância, passando pelo novo projeto “Oficinas Criativas de Música” que vai possibilitar a iniciação à prática instrumental e ao coro, para crianças dos 6 aos 12 anos (a decorrer às quintas-feiras no Centro Escolar da Chamusca), numa parceria com o Projeto “Primeira Aula de Música”. A culminar todo este percurso, abre-se agora a possibilidade a que os munícipes de todas as idades possam ter contato com a iniciação musical, de forma gratuita.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here