Cernache do Bonjardim | XIV Feira convida a comer caracóis como Mestre Belmiro ensinou

“Comer caracóis com o ensinamento do Mestre” é o mote da 14ª edição, como homenagem póstuma a Belmiro Domingos, fundador e Grão-Mestre da Confraria do Caracol. Foto arquivo: mediotejo.net

A afamada Feira do Caracol está quase a chegar a Cernache do Bonjardim. O certame decorre a partir desta sexta-feira, dia 12 de julho, e decorre até dia 4 de agosto no jardim do Clube Bonjardim. “Comer caracóis com o ensinamento do Mestre” é o mote da 14ª edição, como homenagem póstuma a Belmiro Domingos, fundador e Grão-Mestre da Confraria do Caracol, que faleceu em junho.

PUB

Nesta iniciativa come-se caracol das mais variadas formas, podendo este ano ser degustadas onze receitas diferentes. Desde Caracol frito, Caracol à Pescador, Caracol com Caril, Caracol à S. Nuno, Omelete de Caracol, Feijoada de Caracol, Escargot, Caracoleta Grelhada na Chapa, Caracol tradicional, Caracol à Caçador e Caracol à Criança…Caracol não falta para agradar aos paladares mais exigentes e aos apreciadores da especialidade.

Mas nem só de caracol se faz a Feira, disponibilizando outros petiscos na ementa para aqueles que não ligarem muito a esta iguaria, e muito provavelmente não faltarão o picarralho, o picarralhito e o picarralhão inventados pelo mestre.

Belmiro Domingos, o Grão-mestre da Confraria do Caracol, com a mascote Tobias e entre amigos na 13ª Feira do Caracol, em Cernache do Bonjardim. Foto: mediotejo.net

A par da iniciativa, será assinalado o décimo aniversário da Confraria do Caracol no dia 28 de julho, onde Belmiro Domingos, o mentor e promotor, será homenageado e lembrado, uma vez que faleceu na madrugada de 10 de junho, vítima de doença súbita. Estava em Oliveira do Bairro a promover uma Feira do Caracol, algo que já fazia há anos a fio, de norte a sul do país, e até além-fronteiras.

A imagem do certame foi reinventada, constando agora o vulto do Grão-Mestre, envergando o traje da Confraria.

Belmiro faleceu aos 69 anos sem conseguir cumprir um último desejo: levar a cabo um Festival de peixe do rio e enguia na sua terra natal, Matos do Pampilhal, a cerca de 3 km de Cernache do Bonjardim.

PUB

O mediotejo.net recorda a entrevista feita na edição de 2018 ao Grão-Mestre da Confraria do Caracol, que não tinha mãos a medir para inventar novas e saborosas receitas destes moluscos gastrópodes.

Recorde abaixo a entrevista a Belmiro Domingos, na edição de 2018 da Feira do Caracol de Cernache do Bonjardim:

Cernache do Bonjardim | Belmiro e as 16 receitas de caracol que nunca passam de moda

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here