Centro de Interpretação Templário de Almourol com peças únicas vai ser inaugurado no domingo em Vila nova da Barquinha. Foto: DR

Medalhões, moedas, esporas e diversos objetos em metal descobertos nas escavações de 1898 no castelo de Almourol vão integrar a coleção do Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA), a inaugurar no domingo em Vila Nova da Barquinha.

Os achados resultantes das escavações efetuadas naquele ano, que pertencem ao Exército Português, “farão parte da exposição a inaugurar no dia 18 de novembro por via de um protocolo assinado para o efeito”, integrando um “acervo único no país”, em termos de história templária, e que inclui ainda peças do espólio municipal tais como uma espada, elmos, marcos templários, fatos de proteção (vontade) em malha cota, réplicas de imagens originais em túmulos, entre outros, avançou o presidente do município de Vila Nova da Barquinha.

Medalhões, moedas, esporas e diversos objetos em metal descobertos nas escavações de 1898 no castelo de Almourol vão integrar a coleção do Centro de Interpretação Templário de Almourol. Foto: DR

O Centro de Interpretação Templário vai funcionar no piso 1 do Centro Cultural da localidade e contempla a criação de uma sala de exposição permanente, um espaço para exposições temporárias e uma sala de projeção de filmes sobre a temática dos Templários.

Segundo disse Fernando Freire, além da inauguração do CITA, “o primeiro deste género no país e que colocará em exposição achados arqueológicos do Castelo de Almourol únicos em Portugal”, no domingo irá também ser inaugurada a Biblioteca-Arquivo do Centro de Interpretação de Almourol, com acervo dos doadores da arquiteta Teresa Pinto Furtado e professor Manuel J. Gandra, um equipamento que visa “promover o acesso à informação necessária ao desempenho das funções de ensino, investigação, educação e extensão cultural da comunidade,de uma forma ágil e qualificada, contribuindo para o desenvolvimento científico e cultural da sociedade como um todo. ”.

Com inauguração marcada para domingo, dia 18 de novembro, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, o Centro de Interpretação Templário – Almourol (CITA) vai ser enriquecido com o espólio resultantes das escavações do Castelo de Almourol, graças a um protocolo assinado recentemente entre o Exército Português e o município de Vila Nova da Barquinha.

O Exército Português, através do Regimento de Engenharia n.º 1 (RE1) possui no seu espólio algumas peças valiosas encontradas durante as escavações do Castelo de Almourol, realizadas em 1898. O Município de Vila Nova da Barquinha pretende expô-las ao público no CITA pelo que, com base no protocolo assinado, as peças farão parte da exposição a inaugurar no dia 18 de novembro, aquando da inauguração do Centro.

Assinaram o protocolo pelo Exército Português, através do RE1, o seu Comandante, Coronel de Engenharia, Leonel José Mendes Martins, cujos poderes de representação foram conferidos por despacho do Chefe do Estado-Maior do Exército e pelo Município de Vila Nova da Barquinha, o seu Presidente, Fernando Manuel dos Santos Freire. Foto: CM Barquinha

Para a concretização do Centro, o município de Vila Nova da Barquinha viu aprovada a candidatura ao Programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Turismo de Portugal, que tem por objetivo promover a contínua qualificação dos destinos com a valorização do património cultural e natural do país.

Explica a autarquia que “o CITA será a primeira infraestrutura do género em Portugal, através da criação de sala de exposição permanente e espaço para exposições temporárias e que este irá contribuir para inserir o território em rotas turísticas nacionais e internacionais associadas à questão templária e ao turismo militar, aumentando o respetivo fluxo turístico regional”.

No concelho, o património imaterial “é fortemente marcado pela cultura dos Templários, de que é expoente máximo o Castelo de Almourol, monumento emblemático no médio Tejo, classificado como de interesse nacional, sendo por isso designado como Monumento Nacional, símbolo da Engenharia Militar Portuguesa e é um Prédio Militar, afeto ao Ministério da Defesa Nacional e à guarda do Exército Português mas cuja administração, através de protocolo, é exercida pela Câmara Municipal”.

Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha. Foto: Ana Clara

Orçado em 152 mil euros com financiamento de 136 mil euros pelo Turismo do Centro, o Centro de Interpretação Templário visa “criar um novo pólo de atração no território, fazendo uma ‘ponte’ entre o Castelo de Almourol e a sede de concelho, “captando os cerca de 70 mil visitantes anuais do monumento nacional para potenciar a dinamização económica e cultural da vila”.

A inauguração do Centro de Interpretação Templário está agendada para domingo, dia 18 de novembro, num dia que vai decorrer uma visita guiada e combates medievais no Castelo de Almourol, pela manhã, para além de demonstração de armas medievais, conferências e momentos musicais.

C/LUSA

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *