BTL | Médio Tejo aposta na oferta de “experiências” com base em Fátima, Tomar e o Zêzere

Wakeboard em Castelo de Bode Foto: DR

O final da manhã de quinta-feira, 14 de março, no stand do Turismo do Centro na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), foi dedicado ao Médio Tejo, onde foram dados a conhecer aos presentes os vários projetos de promoção turística da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), mas também dos próprios municípios. A plataforma do Fátima-Tomar Stayover já está ativa e em 2019 vai tornar a ser dinamizada a prática de wakeboard na barragem de Castelo de Bode. A Festa dos Tabuleiros, em Tomar, o Festival A Vapor, no Entroncamento, e as festividades da Páscoa em Ourém, Constância e Sardoal também mereceram destaque. No discurso dominante esteve uma estratégia assente na promoção de “experiências” alternativas, partindo de pontos chave como Fátima, Tomar e o rio Zêzere.

PUB
O wakeboard é um desporto náutico em crescendo na Albufeira de Castelo do Bode. Foto: mediotejo.net

O projeto de promoção do território a partir de dormidas na hotelaria de Fátima e Tomar (o Fátima-Tomar Stayover) já se encontra a ativo, numa campanha que nesta primeira fase é válida entre 15 de abril e 15 de setembro. Quem reservar vários noites na hotelaria aderente destas cidades fica habilitado a um conjunto de 88 experiências por todo o Médio Tejo, numa iniciativa da CIMT, desenvolvida pela IDTOUR, que possui neste momento cerca de uma centena de entidades envolvidas e 58 unidades de alojamento. Há descontos, entradas gratuitas em eventos, entre outras promoções.

CIMT na BTL, Anabela Freitas

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 14 de março de 2019

Este foi um dos primeiros projetos anunciados no decorrer da BTL, ao qual se seguiu uma apresentação sobre a dinamização do wakeboard na albufeira de Castelo de Bode e a intervenção dos presidentes do Sardoal, Constância e Ourém sobre as respetivas celebrações da Semana Santa, Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e Via Sacra no Castelo de Ourém. De Tomar, o mordomo da Festa dos Tabuleiros deu a conhecer aos presentes as características deste evento tradicional.

Miguel Pombeiro apresentou a recentemente criada Estação Náutica de Castelo de Bode. Foto: mediotejo.net

Para Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIMT, a “BTL é sempre um momento de referência” para apresentar eventos e a estratégia turística da comunidade. Este ano a CIMT trouxe projetos com um “impacto subregional” ou que envolvem vários dos municípios, dando como exemplo a Festa dos Tabuleiros e uma apresentação preliminar da terceira edição do “Caminhos”.

“Falámos hoje pela primeira vez do Stayover Fátima-Tomar, que se inicia a 15 de abril e pretende cruzar as dormidas com as experiências” turísticas por toda a região, referiu, numa perspetiva de encaminhar os turistas para os locais “onde estão as experiências e não só os hotéis”. Do mesmo modo, o projeto “Castelo de Board” envolve os municípios em torno da albufeira de Castelo de Bode, apostando-se numa oferta mais variada de experiências no rio Zêzere.

PUB

Já a aposta na semana santa vai ao encontro do turismo religioso potenciado por Fátima, evidenciando outros momentos de simbologia cristã e de grande impacto cénico que ocorrem na região por esta altura da Páscoa, esclareceu.

Luís Albuquerque, presidente da câmara de Ourém, apresentou na BTL a via sacra da cidade, um evento que atrai cada vez mais turistas na época da Páscoa. Foto: mediotejo.net

No decorrer da manhã houve ainda tempo para dar a conhecer a Estação Náutica de Castelo de Bode, projeto com 72 aderentes que terá a sua segunda reunião no mês de abril. “Estamos a trabalhar e a juntar o programa dos vários eventos”, adiantou Miguel Pombeiro ao mediotejo.net sob o ponto de situação do projeto que envolve empresas, municípios e instituições em torno da albufeira de Castelo de Bode.

Todos estes eventos foram dados a conhecer em breves exposições de poucos minutos, focando-se as suas características principais dentro dos territórios que os albergam. A maioria das iniciativas vieram acompanhadas por vídeos promocionais, sendo que Ourém levou a Lisboa alguns dos figurantes principais da sua já tradicional Via Sacra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here