BTL | Maria do Céu Albuquerque defende nova estratégica turística apostada nas experiências (C/VIDEO)

Maria do Céu Albuquerque interveio no encerramento de uma sessão dedicada ao Turismo do Centro na BTL Foto: mediotejo.net

No seu novo papel de Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, ex-presidente da CM Abrantes e da CIM do Médio Tejo, encerrou esta quinta-feira, 14 de março, a conferência de imprensa da Turismo do Centro na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde foi apresentado um novo vídeo promocional e uma coleção de roteiros pelo território. Para a governante, a nova estratégia do turismo passa por humanizar territórios, pois o turista atual procura sobretudo as experiências e a autenticidade dos locais que visita.

PUB

A sessão do Turismo do Centro contou com a presença de Carlos Bernardo, o blogguer da página “O meu escritório é lá fora”, que veio apresentar o projeto “Retratos do Centro de Portugal”, uma parceria com a entidade de turismo que foca pequenas histórias de toda a região Centro. Seguiu-se a apresentação de uma coleção, a ser lançada até ao verão, de oito roteiros pela região (o primeiro é sobre o “Património Mundial do Centro), incluindo uma carta gastronómica, assim como uma nova revista.

CIMT na BTL. Presidente do Turismo do Centro intervém no stand da região

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 14 de março de 2019

Coube a Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, apresentar o novo filme promocional do Turismo do Centro, um “passo arriscado” em que a instituição decidiu apostar como forma de promoção nos canais digitais, face ao sucesso e prémios que os videos do Turismo de Portugal têm arrecadado. Agradeceria assim o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro pela parceria neste projeto.

“Quando falamos de turismo falamos de território”, defendeu Ana Abrunhosa, presidente da CCDR Centro, frisando que o turismo “pode ser motor de várias atividades”. Como exemplo deu o facto de haver cinco candidaturas para Capital Europeia da Cultura a serem preparadas na região. “Que façamos desta heterogeneidade a nossa grande força”, defendeu.

Maria do Céu Albuquerque encerrou as intervenções, elogiando o trabalho que tem sido concretizado pelo Turismo do Centro, unindo 100 municípios com uma realidade diversa, do mar à serra. Defendeu assim a necessidade de “tirar partido de todas as oportunidades que os territórios apresentam”, assim como as suas fragilidades, por forma a criar algo que possa “acrescentar valor na vida das pessoas”.

PUB

BTL Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 14 de março de 2019

Foi neste sentido que elogiou o trabalho do blogguer Carlos Bernardo e o seu esforço de humanização do territórios. Hoje, defendeu, o turista “vem à procura de um conjunto de experiências”.

“No turismo, como em outras áreas, temos que ter uma narrativa alicerçada em recursos”, referiu, “os retratos são bem isso, falam de gente, falam de em pessoas, falam de experiências de vida”, notou.

“Precisamos de recursos, precisamos de estratégia, precisamos de promoção que é isso que hoje estamos aqui a fazer”, continuou a governante, por forma a trazer cada vez mais investimento para as regiões e fomentar a economia.

Nas suas novas funções no Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque salientou a importância do planeamento e da rentabilização dos recursos, quer nacionais quer da União Europeia, para que “consigamos alavancar as estratégias de cada um neste território”. Apelaria assim ao esforço coletivo para “fazer mais e melhor”.

BTL | Maria do Céu Albuquerque defende nova estratégica turística apostada nas experiências (C/VIDEO)
Produtos integrados e uma aposta nas experiências é a nova estratégia do Turismo do Centro Foto: mediotejo.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here