Benfica campeão | Abrantes festeja ‘reconquista’ e já pede o 38.º título de campeão (c/fotos)

Festejos correm todo o país. Foto em Tramagal: Jorge Santiago

Os mais de 64.000 adeptos que encheram hoje o Estádio da Luz tiveram uma tarde de futebol para mais tarde recordar, com a vitória por 4-1 sobre o Santa Clara a valer o 37.º título de campeão nacional. Também hoje a equipa de futebol feminino conquistou a Taça de Portugal e por todo o país e um pouco por todo o mundo estalou a festa dos adeptos encarnados, com as comemorações a invadirem as ruas de todas as aldeias, vilas e cidades. Fotos da festa em Abrantes, Tramagal e Rio de Moinhos.

PUB

Ainda o jogo de todas as decisões não tinha começado e o ambiente já era de festa, tendo a equipa liderada por Bruno Lage sido recebida por milhares de bandeiras vermelhas e brancas, acompanhadas por uma coreografia que desenhava um “37” gigante na bancada que fica de frente para o túnel de entrada dos jogadores no relvado.

Casa do Benfica em Abrantes. Foto: Camila e Carlota

Os cânticos ininterruptos pediam um golo das ‘águias’ e o goleador suíço Seferovic, decidido em ser o melhor ‘artilheiro’ do campeonato – objetivo que alcançou -, fez a vontade da massa adepta ao quarto de hora de jogo, numa rotação espetacular, após passe primoroso de Samaris.

A Luz explodiu de alegria e o 2-0 de João Félix, alguns minutos depois, deu novo impulso ao público, que gritava a plenos pulmões “ninguém para o Benfica”, entusiasmado com a dinâmica ofensiva dos ‘encarnados’.

Mas foi o terceiro golo, da autoria do supersónico Rafa, ainda antes do intervalo, que acabou com quaisquer dúvidas que persistissem na mente dos adeptos. “O campeão voltou”, ouviu-se na Luz até chegar o intervalo.

PUB

Durante o tempo de descanso, estava reservada uma surpresa para o público da Luz, que teve a oportunidade de aplaudir a equipa feminina de futebol do Benfica, que poucas horas antes conquistou a Taça de Portugal frente ao Valadares Gaia e que teve a oportunidade de sentir o ‘calor’ dos benfiquistas.

Festa nas ruas de Rio de Moinhos. Foto: David Pereira

As ‘meninas da Luz’ sentiram o reconhecimento dos adeptos e deixaram o relvado novamente para os rapazes, que entraram no segundo tempo a todo o gás, mantendo o frenético ritmo de jogo, com ataques constantes à baliza do Santa Clara, que também ia tendo as suas oportunidades.

Certo é que Seferovic bisou aos 56 minutos e na Luz, com os 4-0 no marcador, já não havia dúvidas: o Benfica ia ser campeão pela 37.ª vez.

Logo a seguir, surgiu na zona da claque No Name Boys uma faixa a pedir o 38.º campeonato, mostrando que as expectativas para a próxima época são tão elevadas como sempre têm sido desde a fundação do clube, em 1904.

Nem o golo do Santa Clara, marcado perto da hora de jogo pelo central brasileiro César, arrefeceu os ânimos dos 64.064 espetadores que encheram a Luz, até porque o ex-benfiquista fez questão de não festejar, honrando o seu passado ligado às ‘águias’.

Festa nas ruas de Tramagal com várias cores. Foto: Jorge Santiago

Pouco depois, nova explosão de alegria no estádio, desta feita com o golo do Sporting no Dragão, que dificultava ainda mais a já quase impossível missão do FC Porto.

O ‘craque’ brasileiro Jonas também recebeu uma sonora ovação quando entrou para o lugar da nova ‘joia da coroa’, João Félix, o menino que joga como os grandes e que já conquistou o coração dos benfiquistas.

Samaris, que renovou recentemente contrato com os ‘encarnados’, também foi ovacionado de pé quando cedeu a vez ao ‘renascido’ Taarabt, que termina a época como campeão depois de um longo calvário com a águia ao peito.

Estava na hora da onda vermelha explodir de vez, com as bancadas a homenagearem os seus heróis, que até ao apito final ainda ameaçaram marcar por diversas vezes, com Jonas a assumir o protagonismo, como é seu hábito.

A verdade é que a bola não entrou novamente, mas a vitória robusta estava consumada, os três pontos garantidos, e a tão ambicionada ‘reconquista’ alcançada. E a Luz aplaudiu os seus novos campeões. A festa, essa, está na rua.

Fotos: Jorge Santiago, David Pereira, Carlota e Camila

C/LUSA

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here