Bebé do Ano | Santiago, um novo capítulo na história do Sardoal (c/vídeo)

Num interior cada vez mais despovoado, o mediotejo.net dá destaque às famílias que trazem literalmente nova vida à região, com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Ribatejo Norte e Tramagal, que oferece uma conta-poupança ao primeiro bebé a nascer, em cada mês, na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Tivemos de esperar um bocadinho para conhecer o Santiago, mas valeu a pena. Este bebé de olhos grandes e muito abertos, que parecem captar com curiosidade aqueles que o visitam na sua casa, nasceu a 20 de novembro no Sardoal, nesse interior do país rodeado por pinhal e eucaliptal, tão sofrido no último ano. Tem nome de santo, de apóstolo, padroeiro de Espanha e dos peregrinos. Ao atender pela origem hebraica da sua graça, espera-o uma vida de missão e de inspiração para os que consigo se cruzarem.

Santiago é o primeiro filho de Cláudia e Ricardo. Foto: mediotejo.net

Cláudia Gaspar, 20 anos, e Ricardo Baptista, 25 anos, há muito que esperavam por ele. Conheceram-se ainda Cláudia era adolescente, sendo naturais de Fontes, no concelho de Abrantes, e residindo no Sardoal há apenas dois anos. Os jovens pais confessam que tentavam iniciar uma família há já algum tempo, com alguns insucessos pelo percurso. A novidade chegaria a 1 de abril, dia das mentiras, num aparente falso alarme que se revelou ser a verdade tão desejada. Ricardo, admite, pensou que era piada, mau grado o dia tão propício a brincadeiras.

Na madrugada de 20 de novembro, Cláudia apercebeu-se que tinha chegado a hora. Chamaram-se os bombeiros e o caminho foi para Abrantes, na alegria e ansiedade pela chegada da nova vida. A jovem mãe ainda teria porém que aguardar longas horas, até cerca das 14h00, para que Santiago nascesse, de parto normal.

Santiago nasceu na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo, em Abrantes. Foto: mediotejo.net

Agora o casal encontra-se adaptado à nova situação, apesar de reconhecerem que os primeiros tempos foram difíceis. Ricardo é funcionário municipal, Cláudia está desempregada. Para o pequeno Santiago ambicionam saúde e toda a felicidade. “Que ele tenha tudo o que eu não tive”, deseja a jovem mãe.

Santiago é o nosso bebé de novembro, natural do Sardoal. Na foto, com os pais e os representantes da Caixa de Crédito Agrícola (Arnaldo Santos, João Lopes e João Ferreira), que ofereceram uma conta-poupança ao bebé. Foto: mediotejo.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here