Bebé do Ano | Enzo está a ensinar a jovem Diana a ser mãe (c/vídeo)

Num interior cada vez mais despovoado, o mediotejo.net dá destaque às famílias que trazem literalmente nova vida à região, com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Ribatejo Norte e Tramagal, que oferece uma conta-poupança ao primeiro bebé a nascer, em cada mês, na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Enzo chegou de surpresa. Diana Martins, 19 anos, estava no Algarve quando se apercebeu que poderia estar grávida. Já estava, na verdade, no quinto mês de gestação. Não tinha sintomas, a menstruação continuara, pelo que não desconfiou. Ao susto inicial seguiu-se um misto de emoções. A mãe foi o seu grande apoio. Acompanhou-a no restante tempo de gravidez, no qual ainda teve alguns problemas. Hoje está completamente rendida ao encanto do seu bebé.

Diana Martins é a nossa mãe do mês de Setembro. Na foto, com Arnaldo Santos, presidente da Caixa de Crédito Agrícola do Ribatejo Norte e Tramagal, ladeados por João Ferreira, Coordenador Comercial da CCAM Ribatejo Norte e Tramagal, e Carlos Silva, Coordenador da Agência de Entroncamento da CCAM Ribatejo Norte e Tramagal. Foto: mediotejo.net

Mãe solteira, Diana é natural de Atalaia, Vila Nova da Barquinha, e permanece com os pais. O parto, recorda, “foi um bocado assustador”. Estava “muito nervosa, com medo, mas correu bem”, tendo sido acompanhada pela mãe, num parto normal, dando à luz um rapaz de 3,475 kg, às 22h38 de 13 de setembro.

O nome, Enzo, é de origem italiana. Diana gosta de nomes exóticos. Algumas páginas online dizem-nos que significa “o que governa um Estado”. Pode ser que seja premonitório…

O bebé de setembro teve direito também a um pequeno mealheiro, para começar as suas poupanças Foto: mediotejo.net

A jovem reconhece que não é fácil ser mãe com 19 anos. “É ter que abdicar de tudo”, admite, mas também, “ao fim e ao cabo, vale a pena, para vê-lo crescer”. Para o Enzo deseja “que tenha sucesso na vida” e “que lute pelos sonhos dele”.

E que sonhos ainda guarda Diana para si? A jovem mãe explica que parou de estudar devido à gravidez, mas que tem desejo de voltar à escola e concluir os estudos. Além do filho tem quatro sobrinhos e gostaria de poder trabalhar com crianças. “É a maneira deles de ser” que a cativa e a leva a querer fazer do seu cuidado a sua profissão: “São inocentes, mas têm um lado mauzinho.”

______________________________________________________________________

*Oferta de uma Conta-Poupança Cristas por mês, no valor de 100 euros, nos concelhos abrangidos pela Caixa de Crédito Agrícola Ribatejo Norte e Tramagal: Abrantes, Constância, Entroncamento, Tomar, Torres Novas, Sardoal e Vila Nova da Barquinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here