Bebé do Ano | Anouk, o princípio de uma nova viagem (c/vídeo)

Num interior cada vez mais despovoado, o mediotejo.net dá destaque às famílias que trazem literalmente nova vida à região, com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Ribatejo Norte e Tramagal, que oferece uma conta-poupança* ao primeiro bebé a nascer, em cada mês, na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

“Anouk” lembra uma viagem. É um nome conhecido na língua francesa e holandesa, com diferentes origens, imortalizado no romance de Joanne Harris (e filme, com o mesmo nome), “Chocolate”. Em Torres Novas, a vida da pequena Anouk também começou com uma viagem. Há 11 anos, num comboio, num cenário semelhante a outro filme. Que isto da sétima arte é sempre um mera miragem das grandes aventuras da vida real.

Catarina Duarte, 38 anos, e Thomas Horning, 43 anos, conheceram-se na Estação de Santa Apolónia. Ela vinha do país de Gales, em férias, e ele da Suíça. Por terras lisboetas se encontraram e durante a viagem meteram conversa.

Anouk nasceu a 2 de agosto e vive em Torres Novas. Foto: mediotejo.net

Queremos ouvir uma narrativa ao estilo de “Antes do Amanhecer”, com direito a passeios noturnos em cidades europeias, mas não estamos com sorte. Catarina é discreta, lembra que continuaram juntos todos estes anos, querendo aproveitar primeiro a vida. “Foi há 11 anos, em agosto”, recordou Catarina. “Foi no comboio, a meter conversa um com o outro. E estamos juntos até hoje”.

Catarina é empresária, dona da loja “Euera” em Torres Novas, e Thomas é desenhista. Anouk é a primeira filha do casal, nascida a 2 de agosto na Maternidade de Abrantes. O projeto de ter filhos é recente, admite a mãe, tendo-se construído já “nos últimos anos” do relacionamento.

Depois do Natal de 2016, Catarina percebeu que estava grávida. “Acho que é sempre uma surpresa. Quando a gente descobre que está de bebé é um momento especial”, constata. Foi o princípio de uma nova viagem, com uma gravidez que foi também ela uma experiência surpreendente para esta recém-mamã. “É impressionante”, salientou, “e como as pessoas dizem: não há palavras nem imagens que descrevam esta sensação”.

Apesar de já ter alguma idade para a maternidade, a gravidez e o parto decorreram sem problemas para Catarina. Com três semanas de vida aquando a entrevista, Anouk parecia trazer também alguma serenidade aos pais, revelando-se uma bebé muito tranquila.

Thomas, em particular, admite que tinha algumas inquietações. “Antigamente não estava muito contente, mas é mais fácil que o que estava a imaginar”, reconheceu.”Pensava que estaria sempre a chorar, sempre com problemas. Mas é muito calminha”, comenta rindo.

O tempo voa. “É impressionante como ela já mudou as expressões”, refere Catarina. Para o futuro, salientam os pais, o importante é a saúde. O resto “vai aparecendo”.

Catarina e Thomas com a bebé Anouk, ladeados por João Ferreira, coordenador da área de retalho da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Ribatejo Norte e Tramagal, e Pedro Inácio, coordenador da agência bancária de Torres Novas. Foto: mediotejo.net
—————————————————————————————————-

*Oferta de uma Conta-Poupança Cristas por mês, no valor de 100 euros, nos concelhos abrangidos pela Caixa de Crédito Agrícola Ribatejo Norte e Tramagal: Abrantes, Constância, Entroncamento, Tomar, Torres Novas, Sardoal e Vila Nova da Barquinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here