APHELEIA: O mundo está em Mação até dia 18 de março

Desde o passado dia 9 de março e até sexta-feira, dia 18, cerca de 70 estudantes de mestrados e doutoramentos europeus e 35 professores de mais de 20 países estão em Mação a debater, apresentar trabalhos e, claro, q animar a vila de Mação, que por estes dias é a mais cosmopolita da região do Médio Tejo.

PUB

Estes mais de cem participantes vieram a convite do Instituto Terra e Memória para um programa intensivo da rede APHELEIA, coordenada pelo Instituto Politécnico de Tomar, com o apoio da Comissão Europeia (www.apheleiaproject.org).

Este programa foca, de forma transversal no tempo (do Paleolítico ao presente) e com um foco multidisciplinar (arqueologia, antropologia, história, filosofia, geografia, ciências da terra, economia, direito, sociologia, etologia,..) os indicadores de organização e transformação das matrizes culturais das sociedades, nos seus territórios.

O programa integra-se também no Mestrado do IPT em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre (Master Erasmus Mundus em Quaternário e Pré-História) e no Mestrado do IPT em Técnicas de Arqueologia (Master Erasmus Mundus DYCLAM), e decorre com a colaboração da UNESCO, do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas e do Conselho Internacional de Ciências Sociais.

Foi igualmente apresentado o primeiro volume de estudos do projeto APHELEIA, sobre dilemas da sustentabilidade, que ao longo de 624 páginas discute perspetivas teóricas e casos de estudo, com o mesmo foco multidisciplinar e transversal no tempo.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here