Alcanena/Constância | Ciência Viva lança Cartão de entradas grátis e descontos (c/vídeos)

Com paisagem sobre o polje de Minde, os responsáveis de (esq.-dir.) Retiro do Bosque, Centro de Ciência Viva de Constância, Centro de Ciência Viva de Proença a Nova, Centro de Ciência Viva do Alviela, Câmara de Alcanena, Centro de Ciência Viva de Coimbra. FOTO: mediotejo.net

A Ciência Viva, numa parceria com a Rede de Centros Ciência Viva e várias entidades aderentes, lançou esta quinta-feira, 16 de fevereiro, o projeto “Circuitos Ciência Viva”. Trata-se de um kit constituído por um guia, uma aplicação e um cartão que apresentam 18 circuitos (num total de 54 percursos) em torno dos 20 Centros de Ciência Viva nacionais. O kit/cartão, com um custo de 50 euros e validade de um ano, permite a entrada gratuita, durante esse período, nos Centros de Ciência Viva e descontos em hotéis, restaurantes, espaços culturais da envolvente e ainda na CP, Galp e na SATA, para conhecer o Centro de Ciência Viva do Açores.

PUB

“Cada circuito é um Centro de Ciência Viva”, explicou a responsável do Centro de Ciência Viva do Alviela, Paula Robalo, onde foi apresentado o projeto. O kit dos “Circuitos Ciência Viva” é constituído por uma aplicação para telemóvel (versão base é descarregada gratuitamente) e por um guia com mapas e descrições simples, mas com “rigor científico”, sublinhou, dos vários percursos naturais, culturais e científicos possíveis, com ponto de partida num dos 20 Centros de Ciência Viva.

O cartão que integra este kit (contempla dois adultos ou casal com filhos), com um custo de 50 euros, dá acesso gratuito aos Centros durante um ano e descontos variados em uma centena de espaços, incluindo hotéis e restaurantes, mas também nos comboios da CP, na Galp e na SATA. Há ainda um site onde se pode comprar o kit e consultar a informação sobre os circuitos.

Apresentação circuitos ciência viva

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2017

Presente na ocasião, a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, salientou esta como uma forma de “promover o turismo”. A “mais valia desta escala nacional”, frisou, é que poderá trazer mais dimensão e relevância ao projeto. A Galp, a CP e a Galp possibilitam promover a parte da “mobilidade” da iniciativa.

PUB

Já Máximo Ferreira, responsável do Centro de Ciência Viva de Constância, lamentou o escasso número de parceiros do projeto e alguma dificuldade em transmitir a ideia subjacente ao kit dos “Circuitos Ciência Viva”. O objetivo a médio prazo será por isso tentar captar mais interessados.

Alcanena/Constância | Ciência Viva lança Cartão de entradas grátis e descontos (c/vídeos)
Um dos percursos no circuito do Alviela dá a conhecer o Polje de Minde. FOTO: mediotejo.net

Questionada pelo mediotejo.net quanto ao valor do kit, 50 euros, que já gerou algumas críticas na “Play Store” disponível nos telemóveis android, Paula Robalo reconheceu que o valor pode chocar, mas alertou para as vantagens. O detentor do cartão pode ir “ao Pavilhão do Conhecimento, ter descontos na CP, na Galp ou na SATA, para ir aos Açores”, além de que as entradas nos Centros de Ciência Viva são gratuitas, independentemente do número de visitas. “Acaba por ser um valor simbólico”, constatou.

Após a apresentação, os presentes visitaram um dos percursos sugerido no Circuito do Alviela, que percorre o Museu de Aguarela Roque Gameiro, o Ateliê de Tecelagem das Mantas de Minde, a hospedaria “Retiro do Bosque” e o polje de Minde.

Apresentação do circuito do Alviela, visita à gruta da Regatinha

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2017

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here