Alcanena | Município avança com “Cabaz Sénior Feliz” para idosos carenciados

Foto: DR

O executivo municipal de Alcanena, com ausência da sessão dos vereadores dos Cidadãos por Alcanena, aprovou por unanimidade na reunião de 15 de julho, segunda-feira, as normas de atribuição do “Cabaz Sénior Feliz”. O projeto, já anteriormente anunciado pela presidente Fernanda Asseiceira (PS), surge na sequência do cabazes “Bebé Feliz” e “Infância Feliz” e tem por objetivo ir ao encontro da população idosa em situação comprovada de carência socioeconómica.

PUB

O cabaz destina-se a apoiar pessoas a partir dos 65 anos, residentes no concelho de Alcanena, que não possuam qualquer apoio de familiares e estejam dependentes das respostas sociais da comunidade.

“O projeto Cabaz Sénior tem como principal objetivo prestar apoio à população sénior, através da atribuição considerados indispensáveis ao bem-estar da pessoa idosa, nomeadamente produtos de higiene e geriatria, bens alimentares especialmente indicados para seniores, vestuário, equipamentos especializados, medicamentos prescritos, ou outros, a serem identificados pelo serviço de Ação Social do Município de Alcanena”, clarifica nota de imprensa municipal.

A atribuição destes cabazes será trimestral, com produtos que podem atingir os montantes totais de 150 euros ou 200 euros, consoante o escalão de rendimentos per capita. O apoio pode ser requerido pelo próprio idoso ou seu tutor ou por identificação dos serviços sociais municipais.

São necessárias as seguintes condições: que o agregado familiar apresente uma capitação inferior ao valor da pensão do regime não contributivo e equiparados (pensão social), atualizado anualmente, por referência ao Indexante dos Apoios Sociais (IAS); que o requerente não tenha dívidas para com o município, ou, caso exista, que esteja a cumprir um plano de regularização das mesmas.

As candidaturas podem ser apresentadas a qualquer altura. O requerimento da candidatura deve ser entregue na Divisão de Desenvolvimento Humano e Social da Câmara Municipal de Alcanena (Rua da Cova, nº6 – Alcanena), através de impresso próprio, disponível neste serviço ou online, no site da Câmara Municipal de Alcanena, devidamente preenchido e assinado.

Para mais informações deve-se contactar a Câmara Municipal de Alcanena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here