Alcanena | Mês de maio em festa pelos 105 anos do concelho

O programa de comemorações do 105º aniversário da fundação do concelho de Alcanena decorre entre os dias 4 e 29 de maio, com o seu momento alto a decorrer no dia 8 de maio, dia do concelho, com as celebrações oficiais e o concerto de Ana Moura.

PUB

A abrir o programa está a inauguração da ALC’ARTE – Exposição Anual dos Artistas Plásticos do Concelho de Alcanena, no dia 4 de maio, sábado, às 16h00. Esta exposição estará patente ao público até ao dia 7 de junho, na Câmara Municipal de Alcanena, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita, no Cine-Teatro São Pedro, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira e no Artspace João Carvalho.

No dia 5 de maio, domingo, realizar-se o XV Raid Cicloturismo Lisboa – Alcanena, com início marcado para as 08h00.

No dia 8 de maio, quarta-feira, data em que se assinala o 105º aniversário da fundação deste município, as atividades têm início às 08h00, com a alvorada, seguindo-se, às 10h00, o içar da bandeira, na Praça 8 de Maio. Às 10h15 decorre a homenagem aos promotores e fundadores do concelho, seguindo-se, às 10h30, a romagem ao cemitério para homenagear os presidentes de câmara já falecidos.

Pelas 16h00 decorre a assinatura do Acordo de Geminação entre o Município de Alcanena e o Município de Dampmart (França), na Câmara de Alcanena, seguindo-se um momento cultural. Às 17h00 decorre a cerimónia de condecorações honoríficas e às 18h00 a sessão solene. Ana Moura sobe a palco às 21h30, num espetáculo de entrada livre na Praça 8 de maio.

PUB

No dia 11 de maio, sábado, é apresentado, no Cine-Teatro São Pedro, às 16h00, o Ciclo de Cinema Documental “Décadas de Memória”, de Augusto Matias Pereira.

No domingo, dia 12 de maio, decorre na Câmara Municipal, às 16h00, a apresentação do livro “Alcanena!… Assim És… Retalhos da Vida de Alcanena – 1997-2009”, de Joaquim Pereira Henriques, ex-presidente da Câmara Municipal e o primeiro depois do 25 de abril de 1974.

Já entre os dias 18 e 22 de maio decorre, nos Olhos d’Água do Alviela, a terceira edição do OBSERVACARSO – Festival da Biodiversidade. Nos dias 24 e 25 de maio, sexta-feira e sábado, a Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira recebe mais uma edição da Feira do Livro.

A fechar o programa de comemorações encontra-se o, Festival “O Antropoceno em Contexto de Flexibilidade Curricular” do Agrupamento de Escolas de Alcanena, que terá lugar nos dias 28 e 29 de maio, no Museu do Curtume, em Alcanena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here