Alcanena | Inaugurada requalificação da Ponte da Várzea em Espinheiro

Foto: CM Alcanena

A localidade de Espinheiro, na União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro, concelho de Alcanena, juntou-se no domingo, 7 de julho, para inaugurar a requalificada ponte da Várzea.

PUB

Este foi um investimento municipal na ordem dos 174 mil euros que incidiu na sustentação de toda a estrutura, que apresentava alguma fragilidade.

O programa teve início com a cerimónia de inauguração e bênção pelo Padre Aníbal Vieira, seguindo-se uma demonstração do Jogo do Pau, pela Casa do Povo de Espinheiro e uma breve atuação do Rancho Folclórico do Espinheiro, recentemente reativado, adianta nota de imprensa municipal.

cerimónia contou com demonstração do jogo do pau Foto: CM Alcanena

“A população seguiu a pé até à Casa do Povo de Espinheiro, tendo efetuado uma paragem em frente à residência de João Davide Lourenço, onde se cumpriu um minuto de silêncio, em homenagem ao homem que muito contribuiu para a valorização, inventariação e preservação da cultura e da memória desta freguesia”, refere a mesma informação.

A festa terminou com um momento cultural na Casa do Povo de Espinheiro.

Inauguração contou com a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e a presidente da junta da união, Lina Louro Foto: CM Alcanena

Os trabalhos de requalificação da ponte da Várzea consistiram na remodelação de um pontão em arco de alvenaria de pedra, alargada em estrutura de betão armado, que, segundo a Câmara de Alcanena, “apresentava várias anomalias, nomeadamente no que respeita à instabilidade dos muros, provocadas pela passagem do tráfego e pelas vibrações que o mesmo produz, bem como pela acumulação e infiltração de água”.

A empreitada, adjudicada à firma Arouconstrói, Engenharia e Construções, SA, pelo valor de 174.470,46€ (+ IVA), incluiu a execução de um pórtico em betão armado e, para contenção dos aterros e dado o enviesamento do local, foram executados muros em L de betão armado, com extensão semelhante aos existentes.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here