Alcanena | Festival da Biodiversidade regressa aos Olhos de Água

Praia fluvial dos Olhos de Água, Alcanena. Foto: DR

O município de Alcanena promove entre os dias 19 a 22 de maio a segunda edição do Festival da Biodiversidade – OBSERVACARSO na praia fluvial dos Olhos de Água, freguesia de Louriceira.

PUB

Este evento é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alcanena, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (ICNF), do Centro de Ciência Viva do Alviela-Carsoscópio, Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Marca NATURAL.PT e Fundação INATEL, financiado pelo FEDER, através do programa PROVERE, do Centro 2020, enquadrado no âmbito do Portugal 2020.

Alcanena | Festival da Biodiversidade regressa aos Olhos de Água
Olhos d’àgua – saída principal da nascente. Foto: mediotejo.net

O certame abre este sábado, dia 19, pelas 10h30, decorrendo a sessão solene às 15h00. Durante este dia há Workshop Micromundo (CCVA), apresentação da Rede PROVERE – iNature (Estratégia de Eficiência Coletiva), animação de rua, música tradicional portuguesa e sessões, a partir das 19h30, sobre morcegos, anfíbios, borboletas noturnas. Às 22h00 toca “They must be crazy”.

No domingo, dia 20, as atividades começam às 07h00, com uma sessão de anilhagem de aves. Segue-se às 09h00 o Percurso Pedestre PR8 e parte da Rota da Arcada. Durante o dia há workshop de Iniciação à Fotografia de Natureza com Filipe Silva, BioBlitz – Borboletas Diurnas, Oficina de Aromas para crianças, BioBlitz – Peixes, Workshop Micromundo, a sessão “Conversas à sombra da Árvore” – Agricultura Sintrópica – Uma Oportunidade para Biodiversidade, animação cultural, workshop “Plantas Espontâneas Comestíveis” com Fernanda Botelho e música popular.

Na segunda e terça-feira, dias 21 e 22, as escolas visitam o certame, com diversas atividades programadas. Dia 22, pelas 10h00, decorre a sessão “À Volta da Biodiversidade”, que apresenta os resultados dos projetos de conservação da natureza.

Pelas 10h30 há “Life Berlenga”, o balanço de quatro anos deste projeto  com Maria de Jesus Fernandes, diretora do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo.

Alcanena | Festival da Biodiversidade regressa aos Olhos de Água

Às 11h00 decorre a sessão sobre “A águia-imperial em Portugal”, com Manuela Nunes, do ICNF. Pelas 11h30 tem lugar o tema “Programa de Conservação ex-situ do Lince-ibérico em Portugal – Contributos para a recuperação da espécie”, por Rodrigo Serra, diretor do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI). Ao meio dia decorre a apresentação do filme “Caçador do Silêncio – Reintrodução do Lince Ibérico em Portugal” de Pedro Sarmento.

Durante os quatro dias do certame há diversas atividades paralelas a decorrer, nomeadamente, desportos radicais, desportos de natureza, balonismo, insufláveis, exposições e visitas temáticas, atividades de educação ambiental, mercado de produtos regionais e tasquinhas de gastronomia tradicional.

No fim de semana de 19 e 20 de maio, um comboio turístico realiza viagens gratuitas entre Alcanena e os Olhos de Água. O comboio estará junto à Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here