Alcanena | Festival Brass iT regressa às ruas de Minde a 20 e 21 de setembro

Depois de uma estreia auspiciosa no ano passado, a segunda edição do Brass iT promete voltar a surpreender aqueles que visitarem Minde a 20 e 21 de setembro. Neste festival de música de rua, único no país, “o palco faz-se onde as pessoas quiserem que ele seja”, como explica Duarte Fonseca, da Associação Improviso Divergente, que organiza o festival, de acesso gratuito.

PUB

A programação deste ano inclui bandas como Les Traine Savates, de França, e El Puntillo Canalla Brass Band, de Espanha. “Queremos trazer bandas internacionais mas também mostrar o que de melhor se faz em Portugal”, refere Duarte. Em destaque na programação estão ainda Kumpania Algazarra, KhaganiçOrchestra, Farratuga e DJ El Gadzé.

El Puntillo, de Espanha, uma das bandas internacionais que tocará nas ruas de Minde. Foto: DR

O festival tem ainda um carácter de integração com o território onde se insere: o primeiro dia inicia-se com uma performance didática na Escola de Ensino Básico de Alcanena pelos portugueses Farratuga, onde as crianças terão a oportunidade de conhecer os vários instrumentos utilizados e o papel de cada um deles. Há também projectos regionais envolvidos no festival, como são o caso da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde, da Orquestra conjunta do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG) e, da Escola de Música e Artes de Ourém (OUREARTE), da Orquestra do Conservatório Canto Firme de Tomar e da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Mindense.

Além da música pelas ruas, haverá várias atividades paralelas, como workshops de cozinha e fotografia, yoga para pais e filhos e um concerto didático para bebés e crianças. O objetivo é que todos na família possam aproveitar as atividades do festival e vivê-lo em conjunto, de forma gratuita. A organização reforçou ainda o número de food trucks nesta edição do festival, havendo também muitas e boas razões para percorrer as ruas de Minde seguindo os cheiros da comida que ali se vai servir.

Paralelamente aos concertos em Minde, haverá performances nas freguesias da Serra de Santo António, Monsanto e Bugalhos, e ainda nas cidades de Leiria e Porto de Mós.

PUB

O Brass iT é organizado pela Improviso Divergente, uma associação criada em Minde por um grupo de amigos apaixonados pela música e pelo jazz que, mais tarde, formaram a sua própria banda de DIxieland – os Xaral’s Dixie. Inspirados pelos principais festivais de Brass da Europa, decidiram desenvolver este conceito na sua localidade de origem, Minde, criando assim o primeiro festival do género no país.

O Festival Brass iT teve a primeira edição em 2018. Foto: Joana Patita

PROGRAMA
20 SET | 6.ª feira |  Palco Fábrica de Cultura

18h00 – Workshop de Cozinha
18h30 – Início Workshop de Fotografia (a decorrer durante todo o festival)
21h30 – Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde
22h00 – Orquestra do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG) + Escola de Música e Artes de Ourém (OUREARTE)
23h00 – El Puntillo Canalla Brass Band [ES]; Les Traine-Savates [FR]; Farratuga [PT]; DJ El Gadzé

21 SET | Sábado | Palco Inatel (Largo Coreto)

10h30 – Sessão Yoga para Pais & Filhos
15h00 – Concerto didático para bebés e crianças
16h00 – Performance de dança pelos alunos CAORG
16h30 – Orquestra do Conservatório Canto Firme de Tomar
17h30 – Babosa Brass Band [PT]; KhaganiçOrchestra [PT]; El Puntillo Canalla Brass Band [ES]; Les Traine Savates [FR]; Kumpania Algazarra [PT]; DJ El Gadzé

*Performances com duração de 45min a 60min

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here