Alcanena | Câmara aprova voto de reconhecimento e louvor ao Agrupamento de Escolas

Câmara de Alcanena. Foto: mediotejo.net

“Perante o trabalho desenvolvido, os resultados obtidos e reconhecimento traduzido na atribuição (…) com especial destaque para a mais recente distinção, o Selo “ STEM School Label” do Agrupamento de Escolas de Alcanena, a Câmara Municipal aprovou, na reunião do dia 7, um “Voto de Reconhecimento e Louvor”, por proposta da presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira.

PUB

No documento, os eleitos felicitam a Direção do AEA, todos os professores, alunos, pessoal não docente, encarregados de educação e todos os parceiros envolvidos.

Criado em 1 de agosto de 2010, o Agrupamento de Escolas de Alcanena integra os níveis de educação pré-escolar, com 11 jardins-de-infância, o 1.º ciclo do ensino básico, com 11 escolas, os 2.ºe 3.º ciclos e o ensino secundário, com as escolas básicas Dr. Anastácio Gonçalves e de Minde e Escola Secundária de Alcanena.

Ao longo dos anos escolares, o Agrupamento de Escolas de Alcanena, através do seu dinamismo e empenho foi distinguido em diversas áreas, como sendo a Cidadania ativa e de solidariedade, Educação para a ciência e Educação para o desporto.

Para além dos vários prémios recebidos naquelas áreas, destaque para a distinção recentemente recebida, tendo sido a primeira escola europeia a conseguir o reconhecimento do Selo Proficient STEM School Label.

PUB

Trata-se de um projeto desenvolvido pela rede European Schoolnet, constituída em 1997 e que congrega, atualmente, 34 Ministérios de Educação europeus, entre outras entidades. Com financiamento proveniente da União Europeia, o referido projeto foi lançado em 2017 e pretende distinguir as escolas aderentes à educação STEM, que promove as competências nas áreas das Ciências, das Tecnologias, das Engenharias e das Matemáticas.

De um universo de 1100 escolas candidatas, 300 escolas de 15 países alcançaram o Selo de Competência no ensino das ciências, sendo cinco delas também de Portugal: Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, Escola Secundária de Loulé, Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil, Agrupamento de Escola de Odemira – Escola Secundária de Odemira e Escola Profissional de Almada.

Apenas ao Agrupamento de Escolas de Alcanena foi concedido o Selo de Proficiência, o segundo patamar de certificação STEM, resultado do caminho de inovação e de promoção de algumas áreas curriculares, com a implementação de recursos educativos como a “Sala do Futuro”, a “Aula sobre Rodas” e o “Laboratório da Criatividade”, potenciados pela recente adesão ao projeto da Flexibilidade Curricular, conforme se destaca no Voto de Louvor aprovado.

O objetivo essencial da dinâmica pedagógica criada desde 2016 no agrupamento fundamenta-se no novo perfil do aluno do século XXI, em que a todos devem ser facultadas as ferramentas necessárias, através do desenvolvimento de projetos, concebidos para a resolução de problemas do meio envolvente.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here