Alcanena | Bugalhos celebrou 800 anos homenageando toda a comunidade (c/fotogaleria)

Junta de freguesia homenageou várias figuras da autarquia, assim como alguns populares, como os nascidos a 15 de maio Foto: mediotejo.net

A freguesia de Bugalhos, concelho de Alcanena, realizou na tarde de domingo, 19 de maio, a sessão solene comemorativa dos 800 anos de fundação da sua Confraria de Benfeitores, cujos registos históricos remontam a 15 de maio de 1219. A instituição medieval é o primeiro indicador oficial da existência do povoado, tendo a autarquia aproveitado a ocasião para condecorar figuras e organismos da sua comunidade.

PUB

A junta de Bugalhos condecorou também a moradora Lucinda Mina que, com 101 anos, é a habitante mais idosa da freguesia. Subiram ainda ao palco os moradores que nasceram a 15 de maio, data de aniversário da Confraria.

Na sua intervenção, o presidente da junta de Bugalhos, José Luís Ramos, lembrou a necessidade do envolvimento de toda a comunidade para uma boa experiência de entrega e responsabilidade coletiva, recordando de seguida a história da freguesia e o trabalho desenvolvido nos últimos anos em torno da marca Bugalhos – Terras de Chícharo.

Anunciou assim que em breve a autarquia vai possuir um balcão Pay Shop, elogiando também a colaboração do município de Alcanena em todas as iniciativas da junta.

Tendo usado da palavra, o Comandante do CDOS de Santarém, Mário Silvestre, frisou a complexidade do sistema de Proteção Civil e o papel das juntas de freguesia na boa execução desta trabalho.

PUB

A encerrar os discursos, a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, felicitou o executivo de Bugalhos por celebrar os 800 anos da confraria, elogiando o trabalho de José Luís Ramos ao longo destes três mandatos como presidente da junta e o esforço que tomou pela causa pública.

A cerimónia teve início com uma breve intervenção da presidente da Assembleia de Freguesia de Bugalhos, seguindo-se as condecorações, que homenagearam: o Bispo de Santarém, a Paróquia de Bugalhos, a presidente da Câmara de Alcanena, o Agrupamento de Escolas de Alcanena, o Comandante da GNR de Alcanena, o Comandante distrital das Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, Comandante do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) de Pernes, Comandante do GIPS de Alcaria, Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Minde, juntas de freguesia de Alcanena, união de freguesias de Casével e Vaqueiros, união de freguesias de Parceiros de Igreja, Brogueira e Alcorochel, junta de freguesia de Zibreira, Grupo Mosqueteiros, Jardim Infantil de Bugalhos, Escuteiros de Alcanena, Núcleo da ARPICA de Bugalhos, Centro Recreativo Cultural e Social de Filhós, Amicale Karaté Alcanena, Escola de Futebol do Concelho de Alcanena, Grupo Desportivo e Recreativo da Graça de Bugalhos.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here