Alcanena | Assembleia aprova voto de louvor aos trabalhadores de curtumes do concelho

tratamento de curtumes na fábrica Couro Azul Foto: mediotejo.net

A Assembleia Municipal de Alcanena aprovou por unanimidade na segunda-feira, dia 29 de abril, sob proposta inicial da CDU e alargada a todo o elenco, um voto de louvor aos trabalhadores de curtumes de Alcanena. A ação visou marcar o centenário da conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias pelos trabalhadores do setor neste concelho.

PUB

No texto, lido pela deputada Carla Pereira (CDU) na sessão, é recordado que a jornada de oito horas de trabalho foi reivindicada pelos trabalhadores de curtumes do município aquando o 1º de maio de 1919, após reunião do coletivo. A medida, sem perda de salário, foi aplicada a partir de 2 de maio desse ano.

“É um marco na história do Concelho, não só pelo que significou na melhoria das condições de vida e avanços sociais das suas gentes mas também porque vinca os ideais progressistas que se viviam em Alcanena”, pode ler-se no voto de louvor.

“Recorde-se que na altura a jornada de trabalho, também para o setor dos curtumes, era de «sol a sol». A decisão dos trabalhadores de passarem a laborar oito horas diárias, antes de haver legislação que o definisse, só foi possível com a unidade, esclarecimento e determinação dos trabalhadores”, refere o mesmo documento.

Em ano de centenário deste episódio, a CDU propôs assim um voto de louvor aos trabalhadores dos curtumes do concelho. O texto foi aceite, sugerindo o deputado Joaquim Gomes (PS) que este ficasse em nome de toda a Assembleia Municipal.

PUB

 

1 COMENTÁRIO

  1. Ó MINHA LINDA GENTE… DESTA VEZ… VOTA INDEPENDENTE
    Independentes ao poder que se lixem os Partidos…

    ACORDA PORTUGAL… O interior De Portugal continua a arder e a morrer.
    Em Portugal, as eleições europeias vão realizar-se a 26 de maio de 2019 … e podemos votar em INDEPEDENTES DE PARTIDOS

    Em Portugal dá-nos razão de pensar que todos os Partidos Politicos estão controlados por uma Seita Secreta.
    Que faz desses Partidos todos, um só Partido…O Partido da Seita!

    Paulo de Morais, da Frente Cívica, é candidato ao Parlamento Europeu. Em 2016, Paulo de Morais candidatou-se a Presidente da República, conseguindo 100 mil votos.
    Paulo de Morais, professor universitário e membro da Frente Cívica, vai ser candidato ao Parlamento Europeu nas próximas eleições. Morais vai candidatar-se pelo como “DEPUTADO INDEPENDENTE” pelo movimento Nós, Cidadãos!.
    A seguir a Morais, surgem na lista José Inácio Faria, como independente (que atravessa um diferendo com o Partido da Terra), e em terceiro lugar Isabel Sande e Castro.

    Queremos candidaturas de cidadãos, Independentes de fora dos partidos.

    O INTERIOR DE PORTUGAL CONTINUA A MORRER … POR CAUSA DUMA POLITICA DE PRAIA, IMPLANTADA EM PORTUGAL PELO P.S.D – C.D.S – P.S e agora até o B.E (Bloco Esquerda) ….também já está pronto para entrar na mesma dança!

    LEVAR TUDO PARA A BEIRA MAR???

    NOS ÚLTIMOS 40 ANOS ELES O P.S.D – C.D.S & P.S LEVARAM TODAS AS AUTOESTRADAS, INDUSTRIAS, OS POSTOS DE TRABALHO, HOSPITAIS, ESCOLAS, CORREIOS, CAIXAS GERAL DE DEPOSITOS e TRIBUNAIS, TUDO PARA O LITORAL.

    Até “desapareceram” os 1,3 milhões no fundo dos donativos particulares para as vítimas de Pedrógão Grande, que o Governo criou.

    Portugal hoje, presentemente é o País mais centralista da Europa!

    Mais de 70% do dinheiro QREN vindo da C.E.E para desenvolver o interior de Portugal, Norte, Centro e Sul, nunca chegou ou chegará a sair de LISBOA.

    Lisboa come tudo, com o seu punhado de políticos corruptos, suas expos, suas fudações, seus museus, suas galerias de arte…e até exposições de fotos de CUS ( tudo pago com os nossos impostos).

    Lisboa come mais de 70% do produto Nacional bruto.

    Enquanto o interior de Portugal continua a morrer do NORTE ao SUL…Eles P.S.D – C.D.S e P.S somente se mostram interessados no interior, durante as eleições, para cá vir buscar os nossos votos e as nossas matérias primas.

    BASTA….ISTO QUALQUER DIA VAI TER DE PARAR!
    ACORDEM…GENTE DA LINDA ZONA CENTRO…
    O PODER ESTÁ COM O POVO DE PORTUGAL???
    A CURA COMEÇA SEMPRE PELO INTERIOR!

    Nas próximas votamos sempre em INDEPENDENTES nas autarticas. Tambem queremos poder votar para Independentes nas Eleições Legislativas.

    O presente sistema eleitoral para as eleições legislativas, em que os círculos eleitorais correspondem à organização administrativa, mas não permite aos cidadãos-eleitores elegerem os seus representantes, pois os deputados são escolhidos pelos partidos.

    O actual sistema proporcional, de círculos plurinominais e do domínio de listas partidárias, é um sistema representativo em que não existe uma relação entre o deputado e o eleitor, e, consequentemente, onde as ânsias verdadeiras das gentes são relegadas para um plano secundário e permutadas pelas conveniências das agendas próprias dos deputados e dos partidos políticos, assim como dos lobbies instalados.

    É necessário um sistema que permita a escolha dos deputados pelos eleitores, e não exclusivamente pelos partidos, como actualmente.

    Assim, com o actual sistema proporcional, a maneira de organizar as actuais listas partidárias cria uma espécie de blindagem, fazendo dos deputados meros representantes dos partidos e não dos eleitores e, em último grau, do Povo.

    Em Portugal dá-nos razão de pensar que todos os Partidos Politicos estão controlados por uma Seita Secreta.

    Que faz desses Partidos todos, um só Partido…O Partido da Seita???

    Juntem-se a nós … Numa Só Voz … Apoiamos Coletes Amarelos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here