Alcanena | Apelo a industriais de curtumes para que cubram tanques de dessulfuração

Foto: CM Alcanena

Em resultado de uma convocatória da Câmara de Alcanena, decorreu no dia 16 de novembro uma reunião extraordinária da assembleia-geral da AUSTRA – Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena. Segundo comunicado de imprensa do município, os industriais de curtumes compareceram em número expressivo, tendo-se apelado a que cubram os seus tanques de dessulfuração, por forma a prevenir o mau cheiro que tem afetado o concelho de Alcanena.

PUB

A assembleia-geral teve como ponto único o problema ambiental. “Os empresários participaram de forma expressiva, estando presentes representantes da generalidade das empresas de curtumes do concelho”, refere comunicado. “A Presidente da Câmara, após um enquadramento das ocorrências, apelou à corresponsabilização social e ambiental, que não podem estar dissociadas da dimensão económica. Propôs, ainda, que o CTIC visitasse as várias empresas, verificando o grau de implementação das boas práticas que se encontram elencadas no manual da sua responsabilidade, lançado em 2015”, continua o mesmo texto.

Foi assim deixado o apelo para que “todos os empresários avaliem os respetivos processos produtivos, de forma a evitar problemas ambientais, nomeadamente a completa dessulfurização, antes da rejeição das águas residuais nos coletores. Deverão também passar a ter os tanques cobertos”.

O CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias de Couro “comprometeu-se a apresentar, até dia 24 de novembro, um conjunto de medidas a adotar em cada unidade industrial, de forma a contribuir para a resolução do problema”.

O comunicado de imprensa termina a referir que o município já solicitou a presença de projetista da rede de coletores, para avaliar intervenções a realizar na ETAR, a curto prazo, para melhorar a sua eficiência em termos de redução dos odores também nela libertados. Foi novamente reforçado o pedido da presença da IGAMAOT no terreno.

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here