A Autoridade Nacional de Proteção Civil – ANPC encontra-se a alertar a população para a eventualidade de poderem ser abordados “por estranhos que, agindo de má-fé e fazendo-se passar por elementos da proteção civil, visem burlar os desprevenidos, fazendo-os crer na existência de coimas em seu nome devidas pelo incumprimento das obrigações legais de limpeza dos terrenos florestais de que são proprietários”.
Em comunicado de imprensa, a Câmara de Alcanena dá conta que a ANPC teve conhecimento de “uma situação ocorrida no distrito de Viana do Castelo, em que o burlão em causa demandou um cidadão para que este fizesse o pagamento do valor de uma coima, para um determinado NIB, até ao final desse mesmo dia, sob pena daquele duplicar”.
“Face ao sucedido, a ANPC informa os cidadãos que os serviços de proteção civil não procedem à cobrança de coimas por incumprimento das obrigações legais de limpeza dos terrenos florestais, recomendando-se que qualquer tentativa feita nesse sentido seja imediatamente participada às autoridades policiais”, conclui.





