Abrantes | Vereador do PSD insiste em solução para Cineteatro São Pedro

Cineteatro São Pedro em Abrantes. Créditos: mediotejo.net

O Cineteatro São Pedro em Abrantes, encerrado há mais de um ano, voltou a ser assunto referido pelo vereador Rui Santos em reunião de Executivo, esta terça-feira 14 de maio. O eleito pelo Partido Social Democrata voltou a defender a expropriação do imóvel, sugerindo como alternativa a construção de um novo edifício para que Abrantes volte a ter uma sala de espetáculos à semelhança do que acontece com os concelhos vizinhos.

PUB

“Há um ano e meio que andamos em negociações com aqueles senhores”, começou por dizer Rui Santos, referindo-se à sociedade comercial Iniciativas de Abrantes. O eleito pelo PSD lembrou que a anterior presidente da Câmara Municipal de Abrantes e atual secretária de Estado para o Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, “não gostava que se falasse em timings para pôr um ponto final no processo”. No entanto, o vereador defende ser tempo de “começar a equacionar uma outra solução”.

Rui Santos falava durante a última reunião de executivo camarário, no dia 14 de maio, para sugerir que essa solução passe “pela expropriação daquele edifício” ou, então, “a construção de um novo edifício para que os munícipes o possam utilizar para fins culturais”. O vereador social democrata lembrou que, “ao nosso redor, é raro o município que não tem um centro cultural onde possa fazer os seus eventos”.

Admitindo que Abrantes possui “um bom anfiteatro” referindo-se ao auditório da Escola Dr. Manuel Fernandes, considerou ser “curto” dizendo que o executivo deve ser “ambicioso”, atitude que pode implicar, segundo o vereador, “dar um murro na mesa e dizer chega. Temos de por um ponto final nisto”, insistiu, até porque “dá a sensação que fazem o que querem da Câmara, dos munícipes”, declarou.

Alertando para a degradação do Cineteatro São Pedro, Rui Santos referiu “um problema” ao deixar passar o tempo e questionou “quanto é que a Câmara terá de gastar em obras” de reabilitação do edifício, no caso da gestão do Cineteatro voltar a pertencer à autarquia. Por último, deixou um apelo ao presidente da Câmara Municipal de Abrantes no sentido de se encontrar uma solução que desbloqueie o problema.

PUB
Reunião de Câmara de Abrantes. Créditos: mediotejo.net

Em resposta, Manuel Jorge Valamatos (PS) disse que a questão do Cineteatro São Pedro é “complexa” e “uma grande preocupação” para o executivo. Garantiu que o trabalho está em desenvolvimento, indicou “reuniões” com os representantes da sociedade Iniciativas de Abrantes, mas sublinhou tratar-se de “um assunto delicado”.

No entanto, o presidente assegurou que no momento da decisão não há recuos e “todos serão chamados para opinar” seja em reunião de Câmara seja em reunião extraordinária. “No dia que decidirmos está decidido, custe o que custar e doa a quem doer. E é nesse sentido que estamos a tentar de forma inteligente e harmoniosa trabalhar esta matéria com calma”, notou.

Encerrado desde o dia 30 de janeiro de 2018, quando a sociedade Iniciativas de Abrantes Lda. decidiu assumir a gestão do imóvel quase duas décadas após cedência à Câmara Municipal de Abrantes, permanece incerto o futuro do Cineteatro São Pedro. Um ciclo de aberturas, fechos e recomeços sem aparente solução definitiva.

Terminara dois dias antes o contrato de comodato de cedência do Cineteatro São Pedro que a CMA mantinha através de um protocolo com a sociedade comercial, proprietária da sala de espetáculos. O contrato havia sido celebrado por um período de 19 anos, com gestão municipal do imóvel, visando a reabilitação do teatro.

Em 1999 a Câmara assumiu, em parceria com o governo central, a reabilitação do imóvel que, segundo explicou ao mediotejo.net o vereador Luís Dias, “estava em estado de ruína”. A sociedade Iniciativas de Abrantes, Lda, reunida em Assembleia Geral de 28 de janeiro de 2018, recusou as propostas apresentadas pela autarquia para renovar o acordo.

O espaço tem estado encerrado desde então, com as duas entidades em negociação mas ainda sem um entendimento.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here