Abrantes | Valnor inicia recolha de vidro ‘Porta a Porta’ no concelho

Recolha de embalagens de vidro no centro histórico de Abrantes. Créditos: Valnor

O serviço de recolha de vidro “Porta a Porta” já arrancou no concelho de Abrantes, tendo o mesmo iniciado este mês de maio com o objetivo de promover a correta separação dos resíduos recicláveis. Uma ação promovida pela VALNOR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Norte Alentejano SA, em articulação com os SMA – Serviços Municipalizados de Abrantes e Município de Abrantes.

PUB

A Recolha Seletiva Porta-a-Porta consiste na recolha, por viaturas da VALNOR, devidamente identificadas, de resíduos recicláveis junto dos estabelecimentos comerciais que pretendam aderir à recolha porta a porta de materiais recicláveis, em dias de semana e horários pré-definidos.

O serviço pretende promover o aumento da recolha de materiais recicláveis porta a porta, como vidro, papel/cartão e plástico, pelo facto de se verificar que os contentores dos resíduos contêm grandes quantidades de materiais passíveis de reciclagem, que estavam a ser levados para tratamento indiferenciado.

A campanha de sensibilização ambiental “Separar é Cuidar do Ambiente” começou há cerca de um ano, em Abrantes, junto dos estabelecimentos comerciais do concelho com o objetivo de promover as boas praticas e seleção de embalagens de vidro,  papel e cartão, plástico e metal e outros materiais recicláveis.

Assim, elementos dos SMA e da VALNOR distribuem gratuitamente, junto do comércio local, contentores de separação de recicláveis para facilitar a separação de embalagens plástico e metal; papel e cartão; vidro. Aos que fizerem corretamente a separação dos RSU é entregue um dístico que os identifica como Eco Estabelecimentos.

PUB

A Valnor é uma empresa concessionária da EGF – Empresa Geral do Fomento, SA, responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos em 25 municípios dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre.

Os concelhos abrangidos são os de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sor, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here