Abrantes | Rotary Club de Abrantes reconhece mérito profissional do chef Fernando Correia

Homenagem ao chef Fernando Correia pelo Rotary Club de Abrantes

O chef Fernando Correia, da Pastelaria Tágide Gourmet, em Rossio ao Sul do Tejo, é titular de vários prémios e distinções nacionais e internacionais, mas curiosamente a homenagem realizada pelo Rotary Club de Abrantes, esta terça-feira, 29 de janeiro, foi a primeira com carácter local. Visivelmente “orgulhoso”, o chef Fernando Correia, que sempre apostou na doçaria tradicional e conventual portuguesa, foi homenageado entre familiares e amigos sendo dois de especial relevo, o chef Luís Sottomayor e o masterchef Luís Alves. Este último entregou durante a cerimónia dos rotários mais um distinção: Fernando Correia é agora embaixador de Pastelaria Tradicional e Conventual Portuguesa da Associação Masterchef Italiana.

PUB

Fazendo as contas soma cerca de 28 anos de Pastelaria. O chefe Fernando Correia, da Pastelaria Tágide Gourmet, em Abrantes, foi ontem homenageado pelo Rotary Club de Abrantes, uma distinção de Mérito Profissional.

Inicialmente trabalhando com o pai, o chef Manuel Correia, em 1996 decidiu avançar para uma formação na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, antigo INFTUR, no Curso de Especialização Tecnológica Gestão e Produção de Pastelaria e Padaria Avançada, depois “Centro de Formação da Pontinha, reciclagens aqui e ali, muitas masterclass”, disse ao mediotejo.net sendo que no âmbito da formação já ministra cursos de nível IV, nível V e nível VI há 20 anos.

“São muitas horas! Ultimamente com a renovação da Tágide Gourmet fiquei à frente do projeto uma vez que o meu pai encontra-se com 72 anos e já deu a sua quota parte de desenvolvimento na empresa, tive de lhe pegar eu. Continuo na formação mas apenas durante um ou dois dias por semana” de forma a poder dar continuidade.

Homenagem ao chef Fernando Correia pelo Rotary Club de Abrantes. Fernando Correia com a mulher Fátima e as duas filhas  Carolina e Beatriz.

Além disso, desempenha ainda o papel de delegado regional na Associação Eurotoques Portugal, Associação de Chefes de Cozinha e Pastelaria, masterchef com título Culinary de Excelence, e representante do Turismo de Portugal para a área da formação e consultadoria técnica de Pastelaria, Padaria e Doçaria Regional e Conventual Portuguesa.

PUB

Na renovação da Pastelaria Tágide lançaram produtos novos como o fardo, o quindim e o gelado de Palha de Abrantes, e vai lançar brevemente o bombom Palha de Abrantes. No futuro, “talvez em 2020, vou ter a secção de Padaria Gourmet da Tágide que é uma marca de referência e espero que dure muitos anos, sempre com produto tradicional e de excelência, vai ser esse o nosso conceito no futuro”.

Esta homenagem prende-se, explica, “com o trabalho que desenvolvo diariamente tanto na formação como em workshops, também na empresa e na participação de eventos. Foi uma forma de reconhecimento do meu trabalho”.

Fernando Correia possui “12 distinções nacionais e de âmbito internacional, nove prémios de prestação, como formador do ano e como embaixador de doçaria”.

“Recebi o último em outubro de 2018 na categoria de embaixador da Doçaria Regional e Conventual Portuguesa pelo Turismo de Portugal”, prémio esse do qual já recebeu o diploma e a cerimónia oficial decorre em Madrid nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Embaixada de Portugal, onde estarão cerca de 300 convidados.

Nota que nas escolas de hotelaria entregam-lhe a pastelaria conventual. Como embaixador sabe que terá “algum acréscimo de trabalho um vez que terá de trabalhar no desenvolvimento nas embaixadas de países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Brasil, Moçambique, Angola ou São Tomé e Príncipe, mas “é aquilo que gosto de fazer e quando fazemos as coisas por gosto, tudo corre melhor”.

Homenagem ao chef Fernando Correia pelo Rotary Club de Abrantes

Esta distinção dos rotários como personalidade do ano de Mérito Profissional é o primeiro prémio local do chef Fernando Correia. Na região de Abrantes “nunca tinha recebido nenhum prémio e até costumo brincar com a situação dizendo: santos da casa não fazem milagres” mas, afinal, o milagre deu-se. “Só temos de agradecer quando reconhecem valor ao trabalho que desenvolvemos. É um orgulho!”, vincou.

O próximo passo na Tágide é fazer nascer a Padaria Gourmet “mantendo a qualidade, inovando com produtos novos, ter sempre um produto da semana ou do dia”. Para Fernando Correia o negócio da padaria será o futuro.

“As pessoas cada vez menos comem bolos, a questão do açúcar é cada vez mais um problema para a sociedade e há outro cuidado. Gostam de receitas que utilizam alternativas como a stevia e vou apostar no pão como um segundo produto”, defende. Ainda por decidir está o espaço, se Padaria e Pastelaria ou se irá criar um novo.

Curiosamente a Doçaria Conventual “é um património onde não podemos mexer. A única com receituário não alterável, porque é muito exata. A quantidade de açúcar não é possível reduzir senão os pontos não funcionam. Podemos reduzir, sim, a pesagem, ou seja, a quantidade do produto, e inovar na apresentação”, explicou, acrescentando que a Pastelaria Tágide “não utiliza produtos pré-feitos”, um fator de distinção.

Homenagem ao chef Fernando Correia pelo Rotary Club de Abrantes

Falando dos seus alunos revela que “uns pendem mais para a pastelaria tradicional outros para a pastelaria fina, outros ainda para a padaria. Dentro da Pastelaria são inúmeras as vertentes”, notou, garantindo que a Pastelaria Conventual Portuguesa “está assegurada. Não a vamos deixar morrer porque é um património”.

Numa cerimónia realizada durante um jantar, esta terça-feira, o clube rotário homenageou um profissional do concelho de Abrantes que se tem distinguido na sua profissão, tanto a nível local como nacional, na área da doçaria regional e conventual portuguesa. O presidente do Rotay Club de Abrantes, Júlio Miguel, explicou que sendo o clube um grupo de profissionais é uma ação que nenhum clube rotário do mundo deixa de praticar durante o mês de janeiro, homenageando um profissional da sua comunidade.

“É uma atividade que os clubes rotários realizam no mês de janeiro”, disse Júlio Miguel. O Ano Rotário inicia a 1 de julho e termina no dia 30 de junho e “todos os meses do ano têm uma área de enfoque. A do mês de janeiro é os serviços profissionais. Cabe a cada clube rotário homenagear um profissional da nossa praça, uma instituição, alguém que os rotários entendam ser merecedor deste conceito da Prova Quádrupla” ou seja, “um profissional com ética, reconhecido no seu meio, reconhecido pela família, reconhecido pela qualidade do seu trabalho” explica.

Trata-se de um prática mundial “mesmo os clubes que têm menos atividades, esta é uma das atividades que nenhum clube rotário deixa de fazer porque diz respeito aos rotários em si: profissionais”.

Homenagem ao chef Fernando Correia pelo Rotary Club de Abrantes. Quadro com a Prova Quádrupla

No processo de eleição “são apresentadas pessoas ou entidades que julgamos poder ser equacionadas. O presidente da Comissão de Serviços Profissionais apresenta dois ou três nomes para discutirmos e da discussão sairá o homenageado”, notou.

Sendo um homem de 44 anos, o chef Fernando Correia “não foi escolhido pela idade, apesar de às vezes homenagearmos pessoas mais velhas mas pelo percurso e eventualmente até pela sua juventude, pelo percurso que já tem construído. O clube, por unanimidade, aceitou esta homenagem”.

O Rotary Club de Abrantes “tenta escolher um profissional também tendo em conta a multiplicidade de profissões. Mas não pode limitar-nos! Temos esta preocupação, porque nós próprios tentamos no nosso clube ser representativos de profissões. Também na área dos homenageados tentamos essa representatividade”, notou, vincando que a formação académica não conta para a distinção.

“Não é o doutor, o engenheiro ou o professor. Homenageamos a pessoa, não nos interessa o grau académico. Desde que seja reconhecido na sua comunidade como um líder”, tem condições para ser um homenageado profissional dos rotários, vinca Júlio Miguel.

Durante a cerimónia, o chef Fernando Correia recebeu das mãos do presidente uma placa com o símbolo do clube rotário e ainda um quadro onde é explicada a Prova Quádrupla. Por seu lado, o chef da Tágide convidou o clube para um almoço no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria de Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha.

Homenagem ao chef Fernando Correia pelo Rotary Club de Abrantes

Num quebrar de protocolo, Fernando Correia recebeu ainda das mãos do masterchef Luís Alves a medalha de embaixador de Pastelaria Tradicional e Conventual Portuguesa da Associação Masterchef Italiana. Ao que Júlio Miguel respondeu que tal distinção “não protocolada vem dar uma mais valia à nossa cerimónia”.

O Rotary propõem-se ser “uma organização internacional dedicada à prestação de serviços humanitários e educacionais, constituída por pessoas que se preocupam, de forma voluntária, em melhorar a qualidade de vida dos seus semelhantes nas respetivas comunidades e em todo o mundo.

Uma entidade humanitária apolítica e sem vínculo religioso, aberta a todas as culturas, raças ou credos”.

Propõem-se ainda “desenvolver projetos comunitários de prestação de serviços, apoia jovens no desenvolvimento da sua educação escolar e profissional e fomenta o companheirismo como elemento capaz de criar novas amizades e proporcionar oportunidades de servir de acordo com o lema Rotary: Dar de si antes de pensar em si”.

Homenagem ao chef Fernando Correia pelo Rotary Club de Abrantes. Com os chefs Luís Sottomayor, Manuel Correia, Luís Alves e o presidente dos rotários, Júlio Miguel. Créditos: Rotary Club de Abrantes

Na cerimónia estiveram presentes amigos e familiares do chef Fernando Correia e ainda o vereador Luís Dias em representação da Câmara Municipal, o comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência, o coronel Mário Álvares, entre outras individualidades, nomeadamente representantes dos clubes rotários de Portalegre e Entroncamento.

Em 2018, o Rotary Club de Abrantes homenageou o Agrupamento de Escuteiros 172 de Abrantes e no ano anterior havia homenageado o dr. João Silva Tavares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here