Abrantes | Projeto IMMERSIVE | PYX conquista Prémio Social do Arrisca C

Projeto IMMERSIVE|PYX. Alexandre Carrança e Guilherme Assunção. Créditos: Tagusvalley

O projeto abrantino IMMERSIVE|PYX, realizado por Alexandre Carrança e Guilherme Assunção, conquistou na quinta-feira o Prémio Social do Centro do Arrisca C – Concurso de Ideias e Planos de Negócio promovido pela Universidade de Coimbra, com o seu projeto de negócio rescue | pyx.

PUB

A cerimónia de entrega de prémios da 10ª edição do concurso Arrisca C, ao qual concorreram 101 projetos, realizou-se na quinta-feira, dia 23 de maio, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

O projeto rescue | pyx, assenta numa aplicação móvel baseada em Realidade Aumentada que visa ser uma ferramenta no que toca a situações de emergência e socorro, percebendo em caso de acidentes automóveis, os pontos de perigo da viatura, como a percepção do estado da vítima do sinistro, geolocalização do acidente e automática resposta às autoridades e seguradoras.

O projecto abrantino da equipa Immersive Pyx foi um dos finalistas presente na cerimónia de entrega de prémios do Arrisca C sendo o Tagusvalley um dos parceiros do concurso que recebeu a inscrição de três projetos: CAP’S, Griô e Immersive Pyx.

O projecto  Immersive | Pyx – rescue | pyx recebeu o Prémio Ideias de Negócio | Social ao Centro recebendo 5.000€ para a Melhor Ideia – Empreendedorismo Social do Inov C, 2.500€ para o Desenvolvimento do Branding Corporativo pelo BID LAB, e 12 meses de incubação gratuita e acesso ao programa de criação de emprego qualificado integrado no regulamento municipal específico para o Tecnopolo, pelo TAGUSVALLEY.

A  Immersive | Pyx é constituída por dois elementos,  Guilherme Assunção, aluno de Comunicação Social, perfil em  Comunicação Empresarial, na ESTA/IPT, e Alexandre Carrança, licenciado em Cinema Documental pela ESTA e mestre em Produção de Conteúdos Digitais pela ESTT/IPT.

Foto: Tagusvalley

O Arrisca C é promovido por 15 parceiros, liderados pela Universidade de Coimbra, e apoiado por 24 patrocinadores, o concurso de ideias e planos de negócio Arrisca C é atualmente um dos programas nacionais mais ambiciosos na área do empreendedorismo e inovação.

Dirigido a estudantes do ensino secundário e técnico-profissional e a jovens do ensino superior ou recém-licenciados, esta iniciativa já apoiou a criação de mais de 25 empresas.

Os prémios vão desde valores monetários até à incubação gratuita de empresas, apoio na elaboração e consolidação de planos de negócio, apoio na realização de protótipos e no desenvolvimento de imagem e branding corporativo – passando pelo apoio contabilístico ou o apoio na elaboração de candidaturas a financiamentos europeus e à internacionalização (entre outros).

Dividido em duas categorias, o concurso Arrisca C premeia as melhores Ideias de Negócio ainda em fase de conceção e sem plano de negócio desenvolvido e, os melhores Planos de Negócio, que apresentem projeto para a constituição de uma empresa. A categoria das melhores Ideias de Negócio inclui também o Prémio Ensino Secundário (dirigido a estudantes do Ensino Secundário e Técnico-Profissional) e o da melhor ideia na área do Empreendedorismo Social.

Foto: Tagusvalley

Ao fim de 10 edições, com quase um milhão de euros em prémios distribuídos e mais de 800 projetos candidatos (envolvendo mais de 2500 promotores).

A 10.ª edição do concurso Arrisca C é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O Arrisca C é um concurso que visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas.

O concurso disponibiliza cerca de 150 mil euros para os projetos mais inovadores.

O CONCURSO Arrisca C é apoiado pelo programa Inov C 2020, projecto co-financiado pelo centro 2020, através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional(FEDER).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here