Abrantes | Projeção de incêndio de Tomar fere cinco bombeiros “sem gravidade” em Cabeça Gorda

Incêndio ultrapassou a albufeira de Castelo de bode. Foto: DR

48 Pessoas retiradas das suas casas, por precaução. Noite de atenção face a possíveis reactivações.

PUB

Cinco bombeiros, da Trafaria, ficaram feridos, “todos sem gravidade” no combate às chamas que combatiam em Cabeça Gorda, concelho de Abrantes, um incêndio que chegou a esta localidade através de uma projeção do incêndio que deflagrou esta tarde em Carvalhal, concelho de Tomar.

Os soldados da paz foram assistidos no Centro Hospitalar do Médio Tejo-Abrantes, tendo um sido transportado, por precaução, para lisboa, adiantou ao mediotejo.net, a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque.

A responsável da Proteção Civil Municipal abrantina explicou que as chamas atravessaram a Albufeira de Castelo de Bode chegando ao concelho de Abrantes, nas localidades de Cabeça Gorda e Bairros, mas o dispositivo estava preparado para esta eventualidade e foi possível “resolver o incêndio”.

Por precaução, foram ainda retiradas 48 pessoas das suas habitações, encontrando-se na associação de Carreira do Mato. Maria do Céu Albuquerque espera que ainda esta noite seja possível as pessoas regressarem às suas casas. “Não há habitações em risco” nem civis, o incêndio “está em resolução, sem frentes ativas”, explanou a edil.

“Noite muito difícil”
Apesar de não haver frentes ativas, esta será uma noite de muita preocupação para os bombeiros, moradores e Proteção Civil de Abrantes. A atenção está voltada para a “vigilância” de modo a “evitar reacendimentos”. A presidente da Câmara perspetiva que será “uma noite muito difícil” a exigir muito cuidado.
Em Abrantes, continuam no teatro de operações 505 homens apoiados por 74 meios, nomeadamente 427 bombeiros, 18 elementos das Forças Armadas, 16 GNR, 3 PSP e 39 outros. Ali se encontram meios mobilizados vindos de Beja, Castelo Branco, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre e Setúbal, além dos do distrito de Santarém.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here