Abrantes | Praia fluvial de Aldeia do Mato levanta Bandeira Azul esta segunda-feira

Zona de espreguiçadeiras que permitem contemplar a paisagem em Aldeia do Mato. Foto arquivo: mediotejo.net

A praia fluvial de Aldeia do Mato, no concelho de Abrantes, vai hastear a Bandeira Azul esta segunda-feira, dia 1 de julho, às 14:30, em cerimónia que vai ali decorrer pelo 9º ano consecutivo, tendo aquela praia fluvial hasteado este galardão nos últimos anos, a par da Bandeira de Praia Acessível. A primeira é símbolo de qualidade ambiental e a segunda significa que é uma praia que pode ser utilizada por pessoas com mobilidade reduzida.

PUB

A praia fluvial de Aldeia do Mato está equipada com várias estruturas de apoio à prática de atividades balneares e náuticas de recreio como a piscina flutuante, embarcações não motorizadas (canoas, vela e remo), bar/cafetaria, instalações sanitárias e bungalows para quem quiser pernoitar, estando também equipada com rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Mais recentemente, foi instalado um cable park, para a prática de wakeboard, “um investimento efetuado no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, patrocinado por cada uma das cinco autarquias envolvidas à volta da albufeira de Castelo de Bode.

“Ter duas praias fluviais com Bandeira Azul no total de cinco na região do Médio Tejo repercute a qualidade das águas e das infraestruturas, num desafio muito exigente e que tem critérios muito apertados”, disse ao mediotejo.net o vereador Luís Dias, com o pelouro do Turismo em Abrantes, tendo feito notar a importância do galardão em termos de visibilidade e “valorização do turismo, da albufeira de Castelo do Bode, dos desportos náuticos” e da qualidade de vida nas freguesias onde estão inseridas e na região envolvente.

Visivelmente satisfeito com as duas Bandeiras Azuis conquistadas (Aldeia do Mato e Fontes) Luís Dias disse que o tal facto é “corolário de todo o trabalho do serviço de ambiente da autarquia e das parcerias público-privadas que têm sido muito frutuosas na dinamização dos espaços aquáticos na albufeira de Castelo do Bode e na gestão muito rigorosa da mesma em termos ambientais”, tendo feito notar uma “dificuldade” em encontrar nadadores salvadores disponíveis para o exercício obrigatório de funções nestes espaços de lazer.

PUB

“Há muito mais procura do que oferta em termos de nadadores salvadores”, alertou.

Praia fluvial de Aldeia do Mato hastea a Bandeira Azul no dia 1 de julho e pela 9º ano consecutivo. (Foto: mediotejo.net)

Portugal vai ultrapassar pela primeira vez este ano as três centenas e meia de praias (352) com Bandeira Azul, mais 20 face a 2018, sendo 317 costeiras e 35 fluviais, anunciou a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

No Médio Tejo estreia-se a praia fluvial de Fontes (Abrantes) com a Bandeira Azul e repetem-se as distinções às praias localizadas nos concelhos de Abrantes (Aldeia do Mato – 9ºano), Mação (Carvoeiro – 13º ano consecutivo), Vila de Rei (Bostelim – 4º ano) e Ourém (Agroal -3º ano), a zona balnear de águas terapêuticas que se situa na fronteira entre os concelhos de Ourém e Tomar.

Praia fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes. (Foto: mediotejo.net)

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios, sendo que estes Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Dois nadadores-salvadores asseguram, desde o passado dia 1 de julho, início da época balnear, a vigilância da praia fluvial de Aldeia do Mato (Foto: mediotejo.net)
Dois nadadores-salvadores asseguram, desde o passado dia 1 de julho, início da época balnear, a vigilância da praia fluvial de Aldeia do Mato (Foto: mediotejo.net)

A Praia Fluvial de Aldeia do Mato, que se encontra na margem esquerda do Rio Zêzere, em plena Albufeira de Castelo do Bode, no concelho de Abrantes, vai receber pela 9ª vez a Bandeira Azul, depois de ter sido hasteada em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2016, 2017 e 2018, segundo informa o site da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Praia fluvial de Aldeia do Mato

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes (Abrantes) e Bostelim (Vila de Rei) são as cinco praias fluviais da região do Médio Tejo com Bandeira Azul em 2019.

A recém criada praia fluvial de Fontes, na albufeira de Castelo do Bode, estreia-se este ano a receber a Bandeira Azul. A praia fluvial de Carvoeiro (Mação) hasteou a Bandeira pela 13ª vez consecutiva. Portugal vai ter 352 praias com Bandeira Azul, mais 20 face a 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here