Abrantes | Praça Barão da Batalha encheu para ver teatro nos Caminhos da Água (c/VIDEO)

Um espetáculo de teatro foi o que levou a Praça Barão da Batalha, em Abrantes, a encher-se de pessoas para assistirem à exibição do grupo espanhol Xa! Teatre, que decorreu na noite de sexta-feira, 19 de julho, no âmbito do ciclo ‘Caminhos de Água’.

PUB

Apesar da noite algo ventosa que se fez sentir, os presentes não arredaram pé e ficaram para assistir a um espetáculo que misturou de tudo um pouco, desde teatro a acrobacias. A figura principal? A água.

O espetáculo de teatro, que contou com um excelente acompanhamento sonoro, levando-nos a crer, por vezes, que estávamos realmente num ambiente rodeado de água, tentou refletir sobre temas como a solidariedade, o meio ambiente e a amizade.

A trama passa-se num universo distópico, onde um “guardião da água” surge por entre o público, numas andas. Aparecem então duas almas errantes e sedentas, que acabam por desfalecer. O guardião da água, ao dar com elas, utiliza a sua água para as acordar, o que resulta, ficando estas fascinadas com este precioso líquido.

Cabe-lhes então, aos três, conseguirem aprender a viver e conviver, de modo a que a água dê para todos, pois essa é a única solução para todos e para cada um. Sara Gil, uma das artistas, em conjunto com Alba Blanco e Xavi Castelló, corrobora esta perceção, afirmando que o objetivo principal do espetáculo é “falar sobre a importância da água, algo essencial à vida, e de saber partilhar este bem precioso”.

PUB

Os três artistas consideraram ainda, naquela que foi a sua primeira experiência em Portugal, que o público que esteve presente na Praça Barão da Batalha foi “espetacular. As pessoas estavam muito dentro da história, conseguíamos perceber quando elas estavam a sorrir ou quando estavam ‘zangadas’. Pudemos sentir que as pessoas estavam a experienciar verdadeiramente o nosso espetáculo.”

O público, por sua vez, gostou igualmente do espetáculo, tal como disse Paula Penteado, acrescentando que este tipo de iniciativas tem toda a importância, pois desde logo “chama as pessoas ao centro histórico e as pessoas merecem este tipo de espetáculos. Haviam de haver era mais.”

Caminhos da Água em Abrantes. Foto: CMA

Sendo que este evento se insere no projeto Caminhos da Água, com mais eventos a decorrer durante este fim de semana, a par do que já se sucedeu no fim de semana passado, o grupo Xa! Teatre apresenta o seu espetáculo mais uma vez, este sábado, às 19h00, desta feita no Largo do Mercado Municipal, em Vila de Rei.

Assim sendo, também para hoje está marcada a atuação dos argentinos Chimichurri, às 17h00, na Praia Fluvial do Bostelim, em Vila de Rei. No domingo, dia 21, os Aimar & Cia, de Espanha, apresentam uma única vez o seu espetáculo na margem norte do Aquapolis, em Abrantes, às 11h00.

Já o excêntrico Fausto Giori tem quatro atuações marcadas, todas em Mação: duas durante o dia de hoje, às 17h00 na Praia Fluvial Ortiga e às 21h30 no Largo dos Combantes, e outras duas amanhã, dia 21, às 11h00 na Praia Fluvial Cardigos e às 17h00 na Praia Fluvial do Carvoeiro.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here