Abrantes | Município marca presença no Portugal Smart Cities Summit 2019

Abrantes no Portugal Smart Cities Summit 2018 | Foto: CM Abrantes

O Município de Abrantes marcará presença no Portugal Smart Cities Summit, que decorre de 21 a 23 de maio, na Feira Internacional de Lisboa. Trata-se do maior evento em Portugal dedicado ao debate sobre as cidades inteligentes.

PUB

Com mais área ocupada e mais municípios, startups e empresas presentes, o Portugal Smart Cities Summit representa a perspetiva de um futuro cada vez mais dinâmico para as cidades portuguesas, que têm vindo a apostar em soluções e projetos smart, onde a tecnologia e a inovação são predominantes.

“Estamos a criar um ecossistema inteligente” será o moto do stand de Abrantes que dará a conhecer as sinergias existentes no município, nomeadamente entre a Câmara Municipal de Abrantes, o TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – Instituto Politécnico de Tomar (ESTA-ipt).

“Abrantes afirma-se como um município que aposta nos seus talentos e na capacidade de inovação já instalada, mas que oferece também condições de excelência para a fixação de novas empresas, nomeadamente de base tecnológica”, refere a autarquia, em nota de imprensa.

‘O Futuro Passa Aqui’ é o mote deste evento, o local de convergência e o marketplace físico de criação de oportunidades entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objetivo comum: debater o futuro das smart cities e promover oportunidades de negócio entre o mundo académico, empresarial e da administração local, procurando melhorar a vida dos cidadãos.

PUB

Smart Cities é algo que está patente no programa de desenvolvimento para o Município, como confirmado pela Câmara Municipal, que irá apresentar no evento, enquadrados por quatro eixos principais – Smart Economy, Smart Living, Smart Governance e Smart Environment – projetos desenvolvidos e em implementação nas mais diversas áreas – Investigação e desenvolvimento (I&D), Internet das Coisas (IdC) e Inteligência Artificial (IA).

Projetos:

Ecossistema Aplicacional da Câmara Municipal De Abrantes com a elaboração de uma Intranet, Gestão de Processos, Abrantes 360, Ferramentas de Gestão e Monitorização de Consumos Energéticos, de Rega e de Frota e Centro de Monitorização.

APP Sou Cidadão, uma aplicação móvel que permite a comunicação bidirecional entre o cidadão e o município.

APP Descubra Abrantes, uma aplicação de natureza turística que ajuda os visitantes a descobrir o que de melhor Abrantes tem para oferecer.

Deteção e Seguimento de Pessoas, um sistema de visão computacional para deteção e seguimento de pessoas desenvolvido pela ESTA-ipt.

ROV- Remote Operated Vehicle, um sistema de locomoção em ambiente aquático e terrestre, desenvolvido no âmbito do projeto AQUATROPOLIS – uma framework tecnológica disruptiva que permite a gestão, controlo e operação inteligente, otimizada e automatizada das produções aquícolas multitróficas integradas em regime semi-intensivo. Este projeto foi desenvolvido por um consórcio de parceiros, nomeadamente, COMPTA, TAGUSVALLEY, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Tomar, ALGAPLUS E DOMÓTICA, tendo sido financiado no âmbito do COMPETE 2020.

ELIP – Bicicleta de Rodas Elípticas, um projeto de I&D individual promovido pela empresa Autoforese, Lda, onde o LINE.IPT – Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial, sedeado no TAGUSVALLEY, foi o parceiro de I&D. O projeto consistiu no desenvolvimento, prototipagem e teste do mecanismo de compensação do movimento excêntrico da roda elíptica, originando a patente EN 14764. O Projeto foi co-financiado pelo INALENTEJO, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade do QREN 2007-2013. Estas bicicletas estarão no evento e poderão ser experimentadas.

CUSCARIAS: Sharing Emotions, Inspiring your place, uma plataforma digital para partilha de informação e experiências relacionadas com vivências em espaços, lugares e monumentos. Plataforma desenvolvida no âmbito de projeto curricular por alunos da ESTA-ipt e que, entretanto, se encontra já a caminho do mercado.

Protótipo de Nave Espacial em Realidade Virtual que possibilita a imersão do jogador no interior de uma nave espacial, modelada em 3D, usando o Samsung Gear VR como HMD (Head Mount Device), num ambiente de realidade virtual. Projeto desenvolvido pela ESTA-ipt e pela TECHFRAME (Gaming & Entertainment), uma empresa instalada no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.

Tour | Pyx, uma aplicação móvel que permite, através do uso da Realidade Aumentada, a dinamização turística de um local através de roteiros interativos na base de gaming real. Plataforma desenvolvida por alunos da ESTA-ipt, que criaram a startup Immersive Pyx, incubada no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.

Rescue |Pyx, um interface que utiliza a Realidade Aumentada para o desencarceramento automóvel de forma a perceber os pontos de perigo e as indicações técnicas de cada veículo, como também recolherá em simultâneo, com recurso a fotogrametria, o cenário para posterior construção tridimensional aplicável em formações e sinistros. Plataforma desenvolvida por alunos da ESTA-ipt, que criaram a startup Immersive Pyx, incubada no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here