Abrantes | Militares do Exército e da Marinha treinados no apoio a incêndios florestais

Formação para apoio a incêndios florestais no RAME. Foto: mediotejo.net

O RAME – Regimento de Apoio Militar de Emergência recebeu cerca de 1300 militares, distribuídos por 56 pelotões do Exército e dois da Marinha, entre o início de fevereiro e o início de maio para serem treinados no apoio aos incêndios florestais. Acompanhámos um dos últimos dias da formação no Quartel de São Lourenço e fomos ver no terreno como os ensinamentos foram aplicados.

PUB

Esta é a segunda vez que militares das Forças Armadas Portuguesas recebem formação deste género, sendo este o ano em que a mesma se estreou em Abrantes, depois de se ter realizado em 2017 na Base de Apoio Logístico de Castelo Branco. Cada pelotão teve três dias para aprender o programa curricular que integrava desde conceitos associados ao Sistema Nacional de Proteção Civil às regras de segurança, passando pelas ferramentas utilizadas e os fatores que condicionam os incêndios florestais.

Abrantes | Militares do Exército e da Marinha treinados no apoio a incêndios florestais
Pelotão do Exército durante a formação teórica e terreno intervencionado. Fotos: mediotejo.net

No COAME – Centro de Operações de Apoio Militar de Emergência encontrámos um pelotão do Exército a receber a formação teórica assegurada nos últimos meses por elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) de diversos distritos, como Lisboa, Leiria, Portalegre ou Santarém. O Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), o Sistema de Gestão de Operações (SGO), técnicas de combate (direto e indireto) a incêndios florestais e as faixas de contenção faziam parte dos apontamentos.

Nos dias seguintes, os cerca de 20 elementos passaram à fase prática desta especialização e, depois da adaptação às ferramentas – apenas manuais pois o Exército já tem uma formação específica sobre ferramentas elétricas – deslocaram-se até à zona de São Lourenço. Outro pelotão, pertencente à Marinha, já tinha passado essa fase e encontrámos os formandos no quartel de São Lourenço a serem elucidados por um formador da FEB sobre a limpeza das ferramentas.

Abrantes | Militares do Exército e da Marinha treinados no apoio a incêndios florestais
Pelotão da Marinha durante a formação prática e terreno intervencionado. Fotos: mediotejo.net

A formação certificada pela Escola Nacional de Bombeiros foca-se nas técnicas de prevenção e rescaldo. A escolha dos terrenos, como os que visitámos e onde estas foram materializadas envolveu a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Abrantes, tendo como principais critérios a proximidade do quartel, para rentabilização de tempo, e a avaliação e validação dos formadores.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here