Abrantes | Luna Hotel Turismo é inaugurado esta sexta-feira por António Costa

Luna Hotel Turismo de Abrantes Foto: mediotejo.net

O Luna Hotel Turismo de Abrantes vai ser inaugurado esta sexta-feira, dia 2 de junho, pelas 19h00, numa cerimónia que contará com presença do Primeiro-Ministro António Costa, adiantou Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM Abrantes, na reunião de câmara desta terça-feira. Na mesma ocasião a autarca relembrou intervenção no jardim do Alto de Santo António bem como melhorias nas áreas circundantes de acesso àquela unidade hoteleira.

PUB

A autarca revelou que visitou no final da semana passada as obras do hotel, e que “o processo da parte da Câmara ficará concluído amanhã [quarta-feira], relativamente a todas as questões administrativas necessárias para o funcionamento do hotel”.

“Congratulamo-nos com a obra que foi realizada, que vai ser com certeza do agrado de todos, é um investimento que nós refutamos da maior importância para a estratégia que estamos a desenvolver, e portanto, necessitamos de alojamento de qualidade no centro histórico. E claramente aquele é um investimento de qualidade, o promotor tem a aspiração de pedir a passagem das 3 para 4 estrelas”, disse a presidente da CMA, acrescentando reconhecer o esforço financeiro do investimento que ali foi realizado [cerca de 2 milhões de euros], bem como o retorno que este investimento teve para a economia local, uma vez que foram contratadas empresas abrantinas para as várias áreas de intervenção.

Vista das traseiras, do agora Luna Hotel Turismo de Abrantes, um hotel de 3 estrelas que pretende o promotor vir a subir para as 4. Foto: mediotejo.net

Segundo indicação da autarca, não ficará ainda concluído o spa, o health club/ginásio que ocupará as antigas instalações da piscina. Já a piscina, que ficou mais pequena em relação à antiga estrutura, ficará concluída, bem como os espaços exteriores, e terá uma copa de apoio, nesse espaço contíguo, onde ficará um espaço que poderá albergar uma tenda para a realização de eventos.

“Parece-nos excelente a iniciativa, e quero registar que pese embora todos nos lembremos daquilo que foi dito acerca da nossa iniciativa de alienação daquele património, hoje estamos convencidos que foi excelente aquilo que a Câmara e a Assembleia Municipal aprovaram para viabilizar este negócio e criar estas condições de utilização plena do Hotel Turismo para as várias realizações”, fez notar a presidente da Câmara.

PUB

Da parte do município, trabalha-se “a todo o vapor” para melhorar o jardim do Alto de Santo António, vulgo jardim das Piscinas, como o mediotejo.net já havia noticiado.

Segundo Maria do Céu Albuquerque “já se estão a asfaltar os caminhos, que vão ficar concluídos nesta fase (…) não vai ficar pintado ainda [de cor avermelhada], precisa de uma semana a 15 dias de secagem para depois poder ser pintado”.

Maria do Céu Albuquerque congratulou-se com o investimento feito no âmbito da requalificação do Hotel Turismo de Abrantes, pelo grupo Luna Hóteis, projeto avaliado em cerca de 2 milhões de euros. Foto: mediotejo.net

“Toda a escadaria vai ser melhorada e limpa, todo o espaço relvado vai ser melhorado, as árvores foram todas elas limpas, tendo sido retiradas algumas que estavam doentes, nomeadamente duas palmeiras que estão nas imediações da Telepizza, e há duas oliveiras que vão ser retiradas também porque estão completamente com as raízes expostas, e não tem condições de viabilidade”, referiu, fazendo o balanço da requalificação deste espaço, que encerra um investimento autárquico de cerca de 130 mil euros.

Da parte da autarquia, falta fazer “a limpeza dos loendros que fazem a cortina da Avenida 25 de abril, e prevê-se que a partir da entrada do jardim, e contornando toda a rua que dá acesso ao hotel, e ao Edifício Pirâmide e à rotunda Dr. Manuel Fernandes, vai ser colocada uma tela orgânica, com plantas, para consolidar todo o talude e depois leva em cima uma bainha de plantas [em princípio serão jasmins, planta que não requer manutenção] e que fará uma bordadura para não tirar a visibilidade para dentro do jardim, mas que faça ali uma proteção mínima. Não queremos que seja um entrave físico, visível, mas queremos que haja ali uma pequena barreira”, explicou.

Também é vontade da autarquia melhorar o espaço que é utilizado para a prática desportiva, “já instalámos uma série de equipamentos de fitness, de exercício ao ar livre, estamos a instalar já numa fase final um parque infantil naquela zona, está a ser substituída toda a iluminação pública, todo o equipamento urbano (os bancos e as papeleiras) e vai ser instalado um bebedouro”.

Segundo Maria do Céu Albuquerque é “uma intervenção simples, pouco cara, mas que vai melhorar também aquele espaço, dignificar e no fundo contribuir para a atratividade àquela unidade hoteleira, e portanto é neste esforço de parceria, de investimento que queremos continuar a trabalhar”.

Numa fase seguinte deverá ser substituído o pavimento dos campos de ténis, com a intenção da CMA de melhorar o apoio a toda a infraestrutura do campo de ténis, “até porque para o Hotel Turismo, é mais uma valência que quer oferecer aos seus hóspedes, é nesse esforço que nos encontramos todos a trabalhar para a promoção da nossa cidade, do nosso concelho e da nossa região”, disse.

Passados 8 anos de exercício de presidente da câmara e mais 3 enquanto vereadora, Maria do Céu Albuquerque disse congratular-se “com o investimento privado, seja no centro histórico, seja por via do comércio, seja por via da reabilitação de património privado, seja do Hotel Turismo, e quero dizer que esta é uma marca da Câmara de Abrantes, de fazer um esforço grande para que os promotores privados tenham condições para levar por diante os seus projetos”, entendendo que estes devem ser motivos de regozijo dos membros do atual executivo.

Recorde-se que o Luna Hotel Turismo de Abrantes foi inaugurado em 1954, tendo sofrido uma grande remodelação por parte do atual promotor. Insere-se atualmente na categoria de boutique hotel, contando com 44 quartos, entre eles suites, quartos singles e quartos duplos, 1 Piscina exterior, restaurante com serviço à carta, misturando sabores nacionais e internacionais, Wi-fi grátis em todo o hotel, serviço de quartos (disponível das 07h às 22h, 2 Salas de Reuniões/Conferências e Eventos com capacidade máxima até 60 lugares, e espaço para banquetes, lê-se no site da unidade hoteleira.

Fotogaleria – registos do edifício após requalificação interior e exterior.

Ler mais:

Abrantes | Hotel Turismo reabre em maio após investimento de 1,5 milhão de euros (C/VIDEO)

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here