Abrantes | Livro ‘Os carvoeiros do Pego: usos e costumes’ apresentado na Biblioteca António Botto

Apresentação do livro 'Os Carvoeiros do Pego: Usos e costumes', da autoria de Joaquim Gomes dos Santos. Joaquim Gomes dos Santos. Créditos: CMA

No âmbito da iniciativa ‘Ler com os nossos’ Joaquim Gomes dos Santos apresentou o seu mais recente trabalho ‘Os carvoeiros do Pego: usos e costumes’, esta quinta-feira, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, juntamente com José Alves Jana. Filho de carvoeiros, organizou as suas memórias completando-as com informação recolhida junto dos “últimas” pessoas que laboravam nesta atividade de dureza assinalável.

Joaquim Gomes dos Santos, é filho de carvoeiros e ele próprio conheceu a experiência das carvoarias. Foi professor de Matemática no segundo ciclo e, aquando do estágio, mostrou ao vivo na Escola D. Miguel de Almeida, em Abrantes, como se faz carvão pelo método tradicional.

O autor da obra que agora sai à rua deu-se ao trabalho de organizar as suas memórias e completá-las com informação recolhida junto dos “últimos” carvoeiros, passando o conjunto a um cuidado escrito. O resultado é uma narrativa cheia de informação e de pessoas vivas numa atividade de uma dureza que fica bem documentada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here