Abrantes | Jornadas da Educação apresentam projeto ‘Comunidade de Educação Changemaker’ a pensar no futuro

Decorrem, desta vez ancoradas no futuro papel dos atores e parceiros educativos no serviço público de Educação, as Jornadas da Educação de Abrantes, entre os dias 13 e 16 de março, uma iniciativa da Câmara Municipal de Abrantes com o objetivo de proporcionar o debate e reflexão do sucesso educativo.

PUB

À semelhança de anos anteriores as Jornadas dividem-se entre a Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, onde esta terça-feira, às 17h00, ocorrerá a sessão de abertura a cargo da vereadora Celeste Simão e do diretor do Agrupamento de Escolas nº1 de Abrantes, Jorge Costa, e a Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes onde, dia 16, às 19h30, será o encerramento, também a cargo da vereadora socialista e de Alcino Hermínio, diretor do Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes.

Após a sessão de abertura, precedida por um café de boas vindas, decorre uma outra com o tema: “Quando o cérebro do seu filho vai à escola”, conduzida por Alexandre Castro Caldas, diretor do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa.

Nesse primeiro dia, ocorre a apresentação do projeto ‘Abrantes – Comunidade de Educação Changemaker’ por Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Constança Aragão Morais da Ashoka Portugal e João Costa, secretário de Estado da Educação, às 18h00.

No segundo dia das Jornadas, realiza-se, às 14h30, na Escola Dr. Solano de Abreu, o workshop “Criação de Jogos Informáticos na Educação”, moderado por Valter Bouça, docente da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, tendo como convidado Leonel Morgado, docente da Universidade Aberta.

PUB

Duas horas depois, às 16h30, decorre, na Escola Dr. Manuel Fernandes, outro workshop desta vez sobre Recursos Educacionais com o tema “O Uso dos Telemóveis no 1º ciclo do ensino básico”, moderado por Ana Paula Fernandes, presidente do conselho geral do Agrupamento de Escolas nº 2. Convidados presentes estarão Patrícia Gomez Hernandéz e Carlos Monge da Universidade de Alcalá-Henares, de Espanha.

Segundo o programa, a sessão com a Associação de Pais do Concelho de Abrantes, com o tema “A Escola e a Família. Que relação?”, moderado por João V. Pedro, presidente do conselho geral do Agrupamento de Escolas nº1 de Abrantes, acontece, no dia 15, às 18h30, no auditório da Escola Dr. Solano de Abreu.

O dia 16 inicia, às 17h30, Fátima Goulão, docente da Universidade Aberta, aborda o tema “Autorregulação do Processo de Aprendizagem”. Havendo um momento posterior para debate. A síntese global do evento, às 19h00, é da responsabilidade de Lurdes Batista, da Divisão do Conhecimento da Câmara Municipal de Abrantes.

A sessão de encerramento realiza-se na Escola Dr. Manuel Fernandes, às 19h30, e está a cargo da vereadora Celeste Simão e do diretor do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes, Alcino Hermínio.

Com o propósito de dar voz aos alunos, dia 20 de março, tem lugar Parlamentos – “A Educação do Futuro e o Futuro da Educação”, na Escola Dr. Manuel Fernandes, que inclui, às 10h00, o Parlamento Criança/Sénior com intervenções de escolas do primeiro ciclo e das IPSS com intervenção na 3ªa idade. Às 14h30 decorre o Parlamento Jovem.

A Jornadas de Educação de Abrantes 2018 destinam-se à comunidade em geral, docentes e alunos. A participação é livre mas sujeita a inscrição.

CONSULTE AQUI O PROGRAMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here