Abrantes | Inaugurada Praceta S. João Baptista de La Salle em homenagem à memória do Colégio

Maria do Céu Albuquerque e o provincial da Congregação de La Salle, irmão Esteban de Vega, inauguraram a Praceta S. João Baptista de La Salle, patrono universal do professores

Abrantes tem desde este domingo uma Praceta denominada de S. João Baptista de La Salle. Situada  em frente à Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, o descerramento da placa da renovada praceta decorreu na presença de várias individualidades, nomeadamente da deputada socialista, Ana Catarina Mendes, e de uma comitiva vinda de todo o País e até da diáspora de antigos alunos e professores do Colégio La Salle.

PUB

Maria do Céu Albuquerque e o provincial da Congregação de La Salle, irmão Esteban de Vega, inauguraram a Praceta S. João Baptista de La Salle, patrono universal do professores, em frente à Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, onde funcionou o antigo Colégio La Salle.

A presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Céu Albuquerque (PS) usou da palavra para lembrar a aposta do executivo a que preside no setor educativo, tendo afirmado que “a educação é o melhor investimento que podemos fazer para alicerçar o desenvolvimento coletivo”.

“Temos de voltar a fazer aposta na educação e na formação, seja das crianças, dos jovens, seja nos ativos e daqueles que, não estando no ativo, continuam disponíveis para continuar a aprender”, defendeu, tendo garantido que o compromisso do Executivo socialista continua a ser na Educação, referindo a requalificação do Colégio Nossa Senhora de Fátima para acolher o novo Centro Escolar de Abrantes.

Abrantes | Inaugurada Praceta S. João Baptista de La Salle em homenagem à memória do Colégio
Inauguração da Praceta S. João Baptista de La Salle, Abrantes

“É com grande gosto que podemos perpetuar os valores que neste Escola começaram a ser desenvolvidos para uma comunidade que extravasava de longe a comunidade abrantina” disse ainda Maria do Céu Albuquerque, lembrando que muitos alunos chegavam ao Colégio La Salle de vários pontos do País.

Uma escola “que em boa hora foi construída por um conjunto da famílias que entendiam já na altura que a Educação tinha de ser generalizada” e que Abrantes merecia “melhores condições para formar melhores pessoas”.

Este descerramento da placa surgiu na sequência de “um pedido de antigos alunos” explicou a presidente, lembrando o executivo abrantino estar “em falta” para com esta memória. “Só podemos aspirar a um futuro melhor se conhecermos a nossa essência e se perpetuarmos estes valores que são de ontem, mas também de hoje e de amanhã”.

Abrantes | Inaugurada Praceta S. João Baptista de La Salle em homenagem à memória do Colégio
Inauguração da Praceta S. João Baptista de La Salle, Abrantes. A deputada Ana Catarina Mendes e o diretor da Escola Dr. Manuel Fernandes, Alcino Hermínio

Igualmente presente na cerimónia, a deputada socialista Ana Catarina Mendes, filha de professores do Colégio e ela própria estudante em Abrantes no Colégio Nossa Senhora de Fátima, e o provincial da Congregação de La Salle, irmão Esteban de Vega que fez um discurso em português, com notas históricas de regresso ao passado, em que procurou identificar valores que continuam presentes na comunidade escolar abrantina. Deixou ainda palavras de “gratidão” ao Município “pela homenagem prestada à memória do Colégio La Salle” Um momento considerado “único” para a família La Sallista.

De 1959 a 1975 dois mil alunos oriundos de todos os territórios de Portugal “sentiram-se abrantinos durante alguns anos e assim permanecem e vão permanecer e hoje estão aqui”, disse Esteban de Vega, mencionando vários nomes dos fundadores do Colégio como Manuel Fernandes, José da Rosa Sousa Falcão, Armando Boavida, Octávio Duarte Ferreira, Apolinário Oleiro, Ramiro Farinha Pereira e outros abrantinos que “procuraram os irmãos de La Salle para gerirem o Colégio e elegerem La Salle para padroeiro do empreendimento”, que chegou a ser reconhecido como “o melhor colégio do País”.

A cerimónia de inauguração contou ainda com alunos e professores vindos da diáspora, nomeadamente de África, Ásia e Espanha, e que trouxeram “na bagagem a amizade construída no seu percurso escolar e um sentido profundo do espírito La Sallista de tolerância, de empenhamento social, de defesa de uma educação inclusiva e de espiritualidade”, acrescentou o irmão.

Abrantes | Inaugurada Praceta S. João Baptista de La Salle em homenagem à memória do Colégio
Inauguração da Praceta S. João Baptista de La Salle, Abrantes. Entrega de presentes.

A cerimónia contou com 150 participantes, numa comitiva organizada através da Associação dos Antigos Alunos de La Salle de Portugal, todos ex-alunos e ex-professores. De África “um participante da Argélia e outro do Qatar, proprietário do catering da companhia de avião mais famosa do Qatar” indicou Carlos de Oliveira Borrego. E também de Timor-Leste.

O organizador da comitiva foi professor no Colégio La Salle durante sete anos, “dos 20 aos 27 anos”, afirmou ao mediotejo.net, considerando “o tempo mais feliz” aquele que passou em Abrantes.

Explicou que o programa incluiu uma missa, entrega de flores aos antigos professores e alunos, entrega de prendas à Escola Dr. Manuel Fernandes e Câmara Municipal de Abrantes, um almoço e o encerramento com uma queimada galega: “uma aguardente a queimar com outros ingredientes que se transforma num líquido licoroso”, observou, sendo “o mais importante, enquanto as labaredas estão ao alto, esconjurar o mal e as bruxas”. Uma tradição que termina com “cantares e toda a gente animada”.

Abrantes | Inaugurada Praceta S. João Baptista de La Salle em homenagem à memória do Colégio
Foto de grupo na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here