Abrantes: Hotel Turismo vai reabrir no próximo ano

Hotel Turismo de Abrantes vai ser explorado pela Staroteis nos próximos 15 anos (Foto: mediotejo.net)

O Hotel Turismo de Abrantes vai entrar em obras de recuperação para reabrir no decorrer do próximo ano. O contrato de gestão do hotel foi assinado esta segunda-feira, dia 2 de novembro, entre o Turismo Fundos, proprietária do hotel, e o Grupo Luna Hotéis que vai assumir a gestão do espaço por um período de 15 anos.

PUB

O anúncio foi feito pela presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, durante a reunião de Câmara que se realizou esta terça-feira, dia 3.

A autarca e restantes vereadores congratularam-se com a notícia sendo que Maria do Céu Albuquerque afirmou que a autarquia tudo fará “junto das instâncias que vão ter de dar parecer sobre esta intervenção de recuperação para que este processo possa ser célere”.

Os 44 quartos e as salas do Hotel Turismo de Abrantes vão ser já recuperadas e o Hotel passará de 3 para 4 estrelas
Os 44 quartos e as salas do Hotel Turismo de Abrantes vão ser já recuperadas e o Hotel passará de 3 para 4 estrelas

Numa primeira fase, anunciou a presidente da Câmara, o promotor vai avançar com a recuperação do hotel, dos seus 44 quartos e das diversas salas, pedindo a passagem de três para quatro estrelas, para que possa reabrir em 2016. Maria do Céu Albuquerque salientou que é intenção do Grupo Luna Hotéis abrir a unidade hoteleira no dia da Cidade, 14 de Junho, no entanto reconhece que não será um processo fácil uma vez que estamos a menos de um ano dessa altura.

O projeto de recuperação do imóvel (engenharia e arquitetura) já está a ser elaborado, referiu a autarca, no entanto ainda de desconhecem os valores do investimento que será ali feito. O projeto deverá ter apoios financeiros dos fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020 para a área do Turismo porque, como explicou Maria do Céu Albuquerque, “a Câmara colocou aquele espaço dentro da Área de Regeneração Urbana para permitir a obtenção de fundos comunitários para a sua reabilitação e rentabilização”.

PUB

Espaço das antigas piscinas será recuperado

O espaço das antigas piscinas municipais de Abrantes vai, numa fase posterior, também ser recuperado
O espaço das antigas piscinas municipais de Abrantes vai, numa fase posterior, também ser recuperado

Posteriormente, o Grupo Luna Hotéis irá fazer a recuperação da antiga piscina e “transformar aquele espaço numa mais valia para o hotel através de um SPA e um centro de conferências e aumentar o número de quartos”, explicou Maria do Céu Albuquerque que considera este projeto “importante para o nosso concelho e para a nossa região”.

“Estamos a falar de um hotel que, do ponto de vista da arquitetura, é um ícone do século passado, que precisa efetivamente de obras, mas que tem a melhor localização”, salientou Maria do Céu Albuquerque.

Recorde-se que a autarquia tinha alienado em 2007 ao Grupo Luna Hotéis o terreno do campo de futebol do Barro Vermelho para ali construir uma unidade hoteleira que acabou por não avançar devido à restruturação do grupo e também depois com a crise mundial financeira que se instalou. Agora com a recuperação do Hotel de Turismo, a autarquia vai tratar do processo de reversão do terreno do Barro Vermelho para que volte novamente para a pose da Câmara.

A Câmara aguarda agora que o promotor “tenha condições para fazer a apresentação de toda a intervenção que se propõe fazer nesta primeira fase no Hotel Turismo de Abrantes”.

Recorde-se que o Hotel de Abrantes encerrou portas a 31 de Março de 2014 pelo facto da entrada em insolvência da empresa que estava a fazer a gestão do espaço.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here