Abrantes | Furacão “Ophelia”: Serviço Municipal de Protecção Civil aconselha medidas de autoproteção

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Abrantes (SMPCA) aconselha a população a tomar algumas medidas de autoproteção entre a noite do dia 15, domingo, e dia 17, terça-feira, na sequência dos efeitos colaterais que poderão ser provocados pelo furacão “Ophelia”, o qual deverá passar pela costa portuguesa, segundo informações e avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

PUB

Neste sentido, o SMPCA aconselha a população a fechar portas e janelas e retirar os objetos soltos que se encontrem nas varandas e peitoris das janelas, bem como evitar circular por zonas com imóveis degradados que ofereçam perigo de derrocada.

A protecção Civil municipal aconselha ainda a prestar atenção a áreas onde se encontrem estruturas montadas (andaimes, toldo, etc.) e solicita-se a colaboração na desobstrução de sarjetas, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas e ramos de árvores, areias e pedras, papeis e plásticos que sejam fatores de obstrução.

Os cidadãos devem também desobstruir os sistemas de escoamentos das águas residuais nos quintais e varandas e proceder à limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados das suas habitações.

Segundo o meteorologista, Helder Silvano, “prevê-se que o ‘Ophelia’ não atinja diretamente o território continental português, embora este fique sujeito a vários efeitos colaterais, nos domínios do vento, da chuva e de outros fenómenos extremos. A dimensão de tais efeitos não é determinável neste momento, nem tão pouco será facilmente previsível”.

PUB

O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que vai manter-se vigilante durante os próximos dias.

PUB

2 COMENTÁRIOS

  1. Querem ver que ainda vou apanhar com lixo da lixeira municipal,que anda transformada a zona envolvente ao liceu Manuel fernandes?o que que devo fazer neste caso?Pedir à câmara uma intensificação da limpeza,que devia ser diária, face à quantidade de lixo deitada fora pelos alunos?é que ainda estou sujeito a apanhar com uma lata de pringles na cabeça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here