Abrantes | FNATES, um festival de teatro (muito) especial (c/ vídeo)

O ano de 2017 é redondo para o CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes pelo aniversário da sua fundação e pela realização da décima edição do FNATES – Festival Nacional de Teatro Especial. A iniciativa decorre entre 20 e 22 de março e junta 12 grupos de todo o país no programa que termina no dia antes da instituição dedicada a crianças e jovens com necessidades educativas especiais soprar as 40 velas.

PUB

O aniversário começa a ser comemorado com teatro vindo de todo o país, que vai marcar presença no centro histórico de Abrantes e no Cineteatro S. Pedro com oito peças, nove espetáculos e a atuação do músico David Antunes. Um regresso consolidado da iniciativa que regressou em 2016, depois de quatro anos de interregno, e representa o ponto alto das atividades desenvolvidas pelo CRIARTE, criado em 1999.

O Grupo de Teatro do CRIA envolve 11 utentes, duas colaboradoras da instituição, Marisa Sobral e Daniela Rebeca, e uma voluntária, Elsa Parracho. Marisa e Daniela asseguram a criação e encenação das peças teatrais e este ano brindam o público do FNATES com uma sessão dupla de “Sonhos”, que sobe ao palco no último dia do programa, às 14h15 e 21h00. O encerramento do festival conta ainda com uma cerimónia e a apresentação da peça “A proteção dos protegidos”, encenada por Mauro Moura, da Bi-Dom Academia Criativa, e interpretada pelo CRIARTE.

Abrantes | FNATES, um festival de teatro (muito) especial (c/ vídeo)
A décima edição do FNATES junta 12 grupos de todo o país. Fotos: mediotejo.net

A iniciativa que chegou a trazer um grupo de teatro brasileiro ao concelho, reafirma o seu âmbito nacional nos primeiros dias com a participação de mais de uma dezena de grupos criativos ligados a instituições com a mesma finalidade do CRIA. Aos atores e encenadores do concelho juntam-se os vindos de Lisboa, Setúbal, Porto, Évora e de todo o distrito de Santarém.

As praças do centro histórico recebem as atuações do Rancho Folclórico “Quinta das Pinheiras”, do CRIA, e do Grupo de Percussão da AFID (Lisboa) a partir das 10h00, e os espetáculos no Cineteatro S. Pedro têm início à tarde, pelas 14h30, com a peça “Zaca – Zaca” de António Torrado, levada ao palco pelo Grupo de Teatro da APPACDM (Setúbal). Para a noite, às 21h00, estão reservados excertos d’“O Diário de Anne Frank”, com encenação de Mónica Cunha e interpretação da Companhia “Era Uma Vez… Teatro”, da APPC (Porto).

Abrantes | FNATES, um festival de teatro (muito) especial (c/ vídeo)
Marisa Sobral e Daniela Rebeca, as duas encenadoras do CRIARTE. Fotos: mediotejo.net

O dia seguinte é animado por David Antunes depois d’“Os endireitados” entrarem em cena, às 14h30, com a peça encenada por Rosa Moreira e Otília Emílio e interpretada pela APPCDM de Évora. O pano sobe mais tarde, às 21h00, para “A Gaveta”, um espetáculo criado em conjunto pelas instituições do distrito de Santarém (CRIA, CRIT, CRIF, CERE, CIRE, CRIAL, APPACDM de Santarém e João Paulo II de Fátima).

Falámos com Marisa Sobral e Daniela Rebeca durante um dos ensaios desta última peça para conhecermos os “bastidores” do festival que motivou a distinção do CRIA com o Prémio “Igualdade na Diversidade” no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, em 2007. A primeira já se encontrava na instituição nessa data e a segunda chegou recentemente, tendo ambas decidido aceitar o desafio de abraçar um projeto “especial”.

Abrantes | FNATES, um festival de teatro (muito) especial (c/ vídeo)
O FNATES regressa ao palco do Cineteatro S. Pedro entre 20 e 22 de março. Fotos: mediotejo.net

Durante a conversa percebemos que este é, de facto, um festival de teatro especial. Não pela justificação óbvia, mas por ser feito com paixão pelas artes performativas e, sobretudo, pelas pessoas. Os atores que estarão em palco entre os dias 20 e 22 de março não são diferentes de todos os outros que o pisam no resto do ano. A diferença está nos olhos de quem a vê e o FNATES contribui para que o estigma social seja abafado pelos aplausos do público.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here