Abrantes | Festas da Cidade com condecoração do RAME, música, espetáculos e desporto em cinco dias de animação

As Festas da Cidade de Abrantes arrancam esta quarta-feira, dia 12 , e prolongam-se até domingo, dia 16 de junho, sendo muitos os artistas que animam o evento festivo mais aguardado do ano. Nesta edição 2019, a Câmara centra quase todos os concertos no centro histórico, mas anuncia que o espetáculo com a dupla Tim e Mafalda Veiga para o Bravo Abrantes decorrerá no dia 14, Dia da Cidade, no Aquapolis Margem Sul. Destaque também para a presença do Chefe de Estado-Maior do Exército, general Nunes da Fonseca, na Condecoração do RAME durante as cerimónias oficiais do Dia da Cidade.

PUB

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, deu conta de “duas novidades” nas festa deste ano, tendo referido o concerto no Hipódromo dos Mourões, no dia 14, Dia da Cidade, após vários anos de interregno, e a praça da Câmara, que vai ser transformada em Praça da Juventude com múltiplas atividades para os mais pequenos.

“O Aquapolis tem mais espaço para acolher as pessoas e era uma oportunidade para devolver aquele espaço às festas de Abrantes”, disse o autarca, lembrando que o espelho de água está agora estabilizado, depois das obras no açude, e as obras na ponte, que duraram vários anos, estão também concluídas, sendo um espaço amplo e de eleição naquela zona ribeirinha, conferindo também uma mobilidade das pessoas naquela que “é a festa maior do concelho”.

Concerto no Dia da Cidade, dia 14, decorre este ano no hipódromo dos Mourões. Foto: CMA

As Festas da Cidade de Abrantes arrancam esta quarta-feira, dia 12, com Arraial Popular com Carlos Pinto, Fernando Forte e Carlos Catarino, pelas 20h00, no Jardim da República.

“Todos os dias das Festas, ao fim de semana, teremos animação de rua por alunos do Curso Básico de Música da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes”, explicou o vereador Luís Dias, com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Abrantes, na última reunião de executivo.

PUB

No mesmo dia, duas horas depois, a Praça Barão da Batalha será palco para receber Orquestras de Guitarras, Coro e Orquestra Sinfónica do Liceu. Às 23h00 na Praça Raimundo Soares a música continua com DJ Brix.

Tasquinhas e gastronomia vão localizar-se na Praça da República, espaço que conta também com animação constante. Foto: CMA.

Este ano, “as festas acontecerão mais uma vez num modelo urbano, consolidado, que entendemos não alterar substancialmente”. O Espaço Família “para criar um dinâmica em todas as praças do centro histórico” acontecerá no Largo João de Deus também “com espetáculos e dinâmicas intergeracionais a partir do dia 14 e durante o fim de semana”.

Luís Dias referiu igualmente “os cinco lojistas que se associaram às festas cederam alguns espaços para promoção das artes e da criatividade com o Espaço Tradições associado ao programa “Esparteiro – Artes de Entrelaçar” que estamos a trabalhar com a freguesia de Mouriscas”.

Em 2019, as Festas da Cidade contam com um conjunto de exposições “além das patentes na Biblioteca, no quARTel de Arte Contemporânea quer também no Parque Tejo, vamos ter uma exposição urbana ‘Olhares por Abrantes’ feita por fotógrafos amadores abrantinos e está a ser preparada com muita paixão” para ficar patente no centro histórico.

Multiplas atividades desportivas fazem parte do programa incluindo a iniciativa ‘Abrantes na Diagonal’. Foto: CMA

Os festejos vão contar no dia 13 de junho com a atuação da Academia de Músicos de Abrantes (AMA) em concerto que contará com Miguel Gameiro e banda, como convidados. No mesmo dia atua a banda local Semáforo, às 20h00, no Jardim da República, e ainda mais dois complementos com os Melech Mechaya, às 23h30, na Praça Raimundo Soares, e a fechar a noite o DJ Nuno Calado.

No feriado municipal, 14 de junho, as cerimónias oficiais do Dia da Cidade, que se realizam no Castelo de Abrantes, contam com a presença do Chefe de Estado-Maior do Exército, general Nunes da Fonseca. O Hastear da Bandeira contará com execução do Hino Nacional pela Banda do Exército e ocorre pelas 10h00. Às 10h15 procede-se à Condecoração do RAME – Regimento de Apoio Militar de Emergência, com a respetiva entrega da Medalha de Mérito Municipal, seguida de homenagem aos trabalhadores do Município que celebram 25 anos de serviço e aos que se aposentaram.

Concerto ‘Bravo Abrantes’ decorre este ano no Hipódromo dos Mourões’. Foto: CMA

No dia 14, o Bravo Abrantes vai contar com a atuação inédita em conjunto da dupla Tim e Mafalda Veiga, a par do ‘3 Bairros’ e da Orquestra Sinfónica Ibérica, no Aquapolis Sul.

“Mais uma vez um concerto que reúne uma orquestra sinfónica criada exclusivamente para Abrantes e dirigida pelo maestro da Orquestra Metropolitana de Lisboa e que este ano também consagra um homem e uma mulher, neste caso Mafalda Veiga que assinala 30 anos de carreira e Tim dos Xutos & Pontapés, acompanhados pelos ‘3 Bairros’”, no feriado municipal que será marcado também pelas cerimónias oficiais do Dia da Cidade, indicou o vereador.

Mais um projeto local com o projeto ‘Viver a Música’, às 20h00, no Jardim da República, “uma viagem pelo contexto musical que este grupo oriundo de Tramagal, mas que tem músicos de todo o concelho, nos apresenta”. No dia da Cidade decorre ainda um conjunto de eventos no Aquapolis Norte, como os torneios de pesca desportiva. A noite terminará no centro histórico com o DJ Moullinex e a Ana Isabel Arroja.

Praças do centro histórico vão acolher diversos concertos ao longo das Festas de Abrantes. Foto: CMA

No dia 15 haverá lugar a uma noite ‘revival’ com a festa M80, a banda Xaral’s Dixie, às 20h00, no Jardim da República, e às 23h30 atuam os Kwantta na Praça Raimundo Soares, projeto abrantino que apresenta o seu novo projeto. A fechar o dia atua o DJ Amarelo.

E para encerrar o evento, a autarquia anuncia a atuação dos Drama & Beiço, uma banda de arraial, às 20h00, no Jardim da República, e o concerto tributo a Carlos Paião.

As festividades contam ainda com tasquinhas, mais de 25 artesãos de rua e um espaço de doçaria no Largo Avelar Machado.

Também o desporto será um dos pontos fortes do programa, com a realização de modalidades para todos os gostos e idades. Torneio de pesca desportiva, downhill urbano, festival de canoagem, carrinhos de rolamentos, show motorizado, futebol e voleibol de praia, torneio de sueca, passeio chapa amarela, são as atividades a realizar maioritariamente no Centro Histórico, mas também no rio Tejo e na Cidade Desportiva.

Há ainda a destacar a 4ª edição do Abrantes na Diagonal, travessia em bicicleta que levará dezenas de participantes a confluir a Abrantes em dois dias, desenhando uma rosa-dos-ventos a partir de 4 partidas simultâneas das cidades de Sagres, Vila Real de Santo António, Bragança e Caminha.

Academia de Músicos de Abrantes atua nas festas de Abrantes. Foot: CMA

A Câmara Municipal anunciou que irá aumentar as bolsas de estacionamento incluindo a possibilidade do Vale da Fontinha e do Largo 1º de Maio, e à semelhança de 2018, serão disponibilizados transportes de ida e volta do Rossio ao Sul do Tejo para Abrantes e também do Parque de Ciência e Tecnologia para a cidade.

As Festas de Abrantes 2019 são organizadas pela Câmara Municipal, contando com várias colaborações de associações, entidades locais e a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede. Todos os eventos têm entrada livre.

c/Mário Rui Fonseca

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here