Abrantes | Escadaria da Loja do Cidadão entra em obras

Escadaria a ser alvo de intervenção no acesso À Loja do Cidadão. Foto: DR

A Loja do Cidadão em Abrantes abriu no dia 28 de janeiro, no centro da cidade, com os respetivos serviços anunciados, entre eles a Segurança Social e as Finanças. Esta semana a escadaria de acesso vai ser alvo de uma intervenção por questões de “segurança”, segundo o Executivo camarário. A obra, com previsão de execução de três dias, não impedirá o acesso aos serviços.

PUB

A escada de acesso ao primeiro andar da Loja do Cidadão, em Abrantes, recentemente aberta ao público com múltiplos serviços, vai sofrer uma intervenção. “Para melhorar a acessibilidade e questões de segurança à Loja do Cidadão, uma melhoria que pretendíamos fazer e que já estava programada”, explicou o vice-presidente João Gomes ao mediotejo.net.

Em reunião de Câmara Municipal na sexta-feira, 8 de fevereiro, o autarca assegura que esta intervenção não está relacionada com a obra da Loja do Cidadão tratando-se de uma intervenção “prevista” para este momento.

A intervenção “não impede nem condiciona qualquer acessibilidade à Loja do Cidadão” garante também o responsável. A Loja do Cidadão oferece outras entradas nomeadamente “o acesso pelo Jardim da República, pela Rua Nossa Senhora da Conceição e através do elevador para as pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida e ainda, outro acesso já em funcionamento, pela bolsa de estacionamento de São Domingos”.

A intervenção “não impede nem condiciona qualquer acessibilidade à Loja do Cidadão”, assegurou hoje a autarquia. Foto: DR

A intervenção implica “uma pequena alteração da escada que vai melhorar sobretudo a curvatura de acesso à plataforma do primeiro andar, um desdobramento de degraus, uma intervenção de três dias”, com o objetivo de “melhorar em termos visuais e de condições de acesso à Loja do Cidadão mas que não interfere em nada com o bom funcionamento da Loja”, reiterou.

PUB

Segundo João Gomes, a Loja “tem sido bem acolhida pela nossa comunidade, muito participada, um sucesso a nível de utilização”. Considerou, ainda, a Loja “muito bem construída e com excelentes acessibilidades, perfeitamente intuitiva para as pessoas poderem tratar dos seus assuntos”, com a sinalética “reforçada” no sentido de evitar que os utilizadores se dirijam à Unidade de Saúde Familiar de Abrantes, instalada no piso inferior.

Loja do Cidadão de Abrantes situa-se no 1º piso do antigo Centro Coordenador de Transportes. Foto: mediotejo.net

Em outubro de 2016 o Município de Abrantes e a Agência para a Modernização Administrativa assinaram um protocolo de colaboração no sentido de assegurar as condições para a instalação e gestão da Loja do Cidadão de Abrantes com o propósito de oferecer aos cidadãos uma maior proximidade à oferta de serviços públicos, concentrados num único espaço.

Numa área de 700 metros quadrados, junta vários serviços, alguns dos quais já em funcionamento – Autoridade Tributária, Instituto da Segurança Social, Balcão de serviços da Câmara Municipal com exclusão dos serviços de Urbanismo, Balcão dos Serviços Municipalizados, Espaço Cidadão: atendimento digital assistido, que reúne serviços de diferentes entidades do Estado como por exemplo: revalidação/alteração da Carta de Condução de veículos; obtenção de Registo Criminal; entrega de documentos de despesas para à ADSE, alteração de morada do Cartão de Cidadão; ou submissão de Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre outros.

A Loja do Cidadão nasceu em instalações do Município, na Rua Nossa Senhora da Conceição (piso superior do atual edifício da Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida), projetado pelo arquiteto Pedro Costa.

A instalação da Loja do Cidadão parte da estratégia municipal que pretende criar proximidade aos cidadãos. Os custos de funcionamento serão repartidos por todas as entidades instaladas. A opção pela localização no coração da cidade pretende também atrair pessoas ao Centro Histórico e ao mesmo tempo criar condições de regeneração urbana e sinergias entre os vários serviços instalados nesta área da cidade, como a Unidade de Saúde Familiar, o mercado diário e o Welcome Center (Loja de Turismo e Produtos Locais).

Num investimento superior a 700 mil euros, a Loja do Cidadão tem um horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 09h00 às 16h00.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here