Abrantes | Equipa técnica prepara intervenção no açude insuflável

Foto DR

O açude insuflável de Abrantes, existente no rio Tejo, vai voltar a ser alvo de uma intervenção, anunciou, na terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Abrantes. Já em julho de 2016 o açude havia sido alvo de um acto de vandalismo que acabou por danificar a estrutura impedindo a activação de uma das comportas.

Nesta altura “estamos a adjudicar a aquisição dos serviços para a implantação de um projecto de aterro de acesso ao vão 3 e da colocação de ensecadeiras e de assistência técnica especial no açude insuflável de Abrantes” anunciou Maria do Céu Albuquerque.

A presidente adiantou que o investimento ronda os 40.300 euros, e será adjudicado à empresa TPF – Planege Cenor – Consultores de Engenharia e Gestão S.A, responsável pela intervenção no equipamento. Tratando-se também da entidade que realizou o projecto e fez o acompanhamento da obra, e considera possuir “todo o conhecimento” para realizar a intervenção.

PUB

É público que uma comporta tem “problemas decorrentes de actos de vandalismo. Contratámos um perito para acompanhar o processo desde a colocação de uma ensecadeira, à elaboração do projecto, à intervenção e até depois, à manutenção e relatório final desta infraestrutura”, deu conta Maria do Céu Albuquerque.

A autarca explicou a existência de três fases de intervenção. Numa primeira fase, será elaborado um “projecto de execução de aterro de acesso ao vão 3 e da colocação de ensecadeira”. A segunda fase prevê “assistência técnica, no decorrer da empreitada de execução do aterro do acesso ao vão 3 e da colocação de ensecadeira do mesmo”.

PUB

Para a fase três, na assistência técnica especial, está previsto “assessoria na negociação das novas actividades de vistoria, de diagnóstico e de reparação do açude, com a empresa que tem feito a monitorização do comportamento das comportas; o acompanhamento das actividades de vistoria e de reparação a realizar; a análise dos documentos produzidos e a produzir pela empresa que tem feito a monitorização do comportamento das comportas; a participação no diagnóstico a realizar às mesmas e o aconselhamento sobre as soluções técnicas a adoptar” na sequência do resultado diagnóstico.

O que é uma ensecadeira?

A ensecadeira é um tipo de proteção à prova d’água destinada a facilitar projetos de construção em áreas que são normalmente submersas, como pontes e cais ou, neste caso, açudes. Uma ensecadeira é instalada na área de trabalho e a água é bombeada para fora a fim de expor o leito onde se encontrava o corpo de água, de modo que os trabalhadores consigam construir suportes estruturais, promulgar reparações, ou realizar outros tipos de trabalho num ambiente seco.

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here