Abrantes | Equipa de Tratamento de dependências assinala 20 anos em atividade

Equipa de Tratamento de Abrantes assinala 20 anos de trabalhos em torno das adições. Foto arquivo: mediotejo.net

O Centro de Respostas Integradas do Ribatejo, no âmbito da comemoração dos 20 anos da Equipa de Tratamento de Abrantes, irá realizar o Encontro “Entre Margens 2nd Season – Adições…e outras cenas” esta quinta-feira, dia 7 de novembro, nas instalações do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) de Abrantes.

PUB

Com sede e instalações na Rua da Barca, em Abrantes, a Equipa de Tratamento de Abrantes é constituída por três psicólogos, três enfermeiros. dois assistentes sociais, uma médica, uma assistente técnica e dois assistentes operacionais, num serviço que é público, gratuito, confidencial e também prestado em regime de ambulatório ao nível da intervenção em comportamentos aditivos e dependências de drogas legais (álcool e tabaco), ilegais (heroína e cocaína, por exemplo), e sem substância, como sejam as dependências ao nível do jogo, da internet, compras, e outras).

Sob a dependência do Ministério da Saúde, esta equipa trabalha na área das Dependências de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas, através da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, tendo como missão promover a redução do consumo de substâncias psicoativas, a prevenção dos comportamentos aditivos e a diminuição das dependências, na área de abrangência da ARSLVT, IP.

As Unidades de Intervenção Local (UIL) são unidades funcionais prestadoras de cuidados de saúde em matéria de intervenção dos comportamentos aditivos e das dependências, responsáveis, dentro do seu âmbito territorial, e de forma articulada, pelas áreas de intervenção da prevenção, da redução de riscos e minimização de danos, do tratamento, e da reinserção de utentes com comportamentos aditivos e dependências de substâncias psicoativas lícitas ou ilícitas, de acordo com as orientações da DICAD.

As UIL revestem a natureza de Centros de Respostas Integradas, Unidades de Alcoologia, Unidades de Desabituação ou Comunidades Terapêuticas.

PUB

A Coordenadora do Centro de Respostas Integradas (CRI) Ribatejo é a Dra. Isabel Batista, que assegura a Equipa de Tratamento de Santarém e o tratamento nos municípios da Lezíria do Tejo, sendo responsável pela Equipa de Tratamento de Abrantes a Dra. Susana Mafra, estrutura que assegura o acompanhamento nos municipios de Alcanena, Abrantes, Constância, Torres Novas, Tomar, Ourém, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação  Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, todos no Médio Tejo.

O Centro de Respostas Integradas do Ribatejo tem como áreas de missão o Tratamento (que se operacionaliza através das duas ET no distrito (Abrantes e Santarém), a Prevenção, a Reinserção e a Redução de Riscos e Minimização de Danos.

A inscrição no encontro é gratuita mas obrigatória, assim como a inscrição numa das Oficinas que se irão realizar à tarde. As oficinas terão um número limitado de 40 participantes, sendo que as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. No caso da oficina que pretende já estar preenchida, deve indicar na ficha de inscrição, qual a sua 2ª e 3ª escolhas.

O RAME disponibilizou o seu refeitório para almoço, pelo valor de 6,20€ (valor a pagar no dia do encontro) mas com inscrição prévia.

PROGRAMA:

9:00H – ABERTURA DO SECRETARIADO

9:30H – MESA DE ABERTURA

REPRESENTANTE DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO

MANUEL VALAMATOS (Presidente da Câmara Municipal de Abrantes)

CORONEL MÁRIO ÁLVARES (Comandante Regimento Apoio Militar de Emergência RAME )

SUSANA MAFRA (Psicóloga , Responsável ET Abrantes)

10:15H – OLHARES SOBRE AS ADIÇÕES

JOAQUIM FONSECA (Psicólogo, Coordenador DICAD)

RODRIGO COUTINHO (Assistente Graduado Sénior de Psiquiatria CRI Lisboa Oriental)

MODERADORA: EMÍLIA LEITÃO (Assistente Graduada Sénior de Psiquiatria, Direcção Clinica DICAD)

11:30H – COFFEE BREAK

12:00H – ADIÇÕES SEM SUBSTÂNCIA

IVONE PATRÃO (MsC, PhD Psicóloga Clínica, Docente e Investigadora ISPA, IU; Coordenadora do Projeto #GeraçãoCordão – comportamentos e dependências online)

PATRÍCIA ANTÓNIO (Psicóloga Unidade de Alcoologia de Lisboa/ DICAD)

SUSANA MAFRA (Psicóloga Equipa Tratamento de Abrantes/ Consulta Adolescentes e Jovens em Risco de Tomar)

MODERADOR: RUI BRANCO (Psicólogo ET Abrantes/ Consulta Adolescentes e Jovens em Risco de Abrantes)

13:00H – ALMOÇO / VISITA À EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS E PERSPECTIVAS DA CAVALARIA PORTUGUESA”- RAME

14:30H – OFICINAS DE TRABALHO (LIMITADO A 40 LUGARES CADA OFICINA)

OFICINA DE PREVENÇÃO

RAÚL MELO (Psicólogo, Serviço de Intervenção Comportamentos de Risco de Dependências SICAD)

ISABEL PRATA (Psicóloga, Equipa de Coordenação Prevenção DICAD)

OFICINA DE REDUÇÃO RISCOS MINIMIZAÇÃO DE DANOS

HÉLDER TRIGO (Psicólogo, CRI Lisboa Oriental)

FREDERICO CONDEÇO (Técnico Psicossocial, Responsável Equipa RRMD/ CRI Ribatejo)

OFICINA DE REINSERÇÃO

LUÍSA PEREIRA (Assistente Social, CRI Lisboa Ocidental)

MARIA JOÃO BRAVO (Assistente Social, CRI Península de Setúbal)

16:30H – SESSÃO DE ENCERRAMENTO

JOAQUIM FONSECA (Coordenador da DICAD)

RENATO BENTO (Director do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém)

ISABEL BAPTISTA (Coordenadora Técnica CRI do Ribatejo)

SUSANA MAFRA (Responsável ET Abrantes)

CHÁ D’HONRA

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here