Abrantes | “Dragões” de Alferrarede assinalaram 84 anos de existência (C/Fotos)

Fundado em 1935, o Clube Desportivo Recreativo “Os Dragões” de Alferrarede assinalou na sexta feira, dia 10 de maio, 84 anos de existência. Presentes no jantar comemorativo organizado pelo clube estiveram cerca de 230 pessoas, entre sócios, simpatizantes, autarcas e até um grupo de peregrinos, que pernoitaram nas instalações do clube. Todos juntos fizeram a festa do histórico clube do concelho de Abrantes que promete regressar á nova época mais forte e com nova dinâmica.

PUB

O clube é atualmente gerido por uma comissão administrativa, desde 21 de janeiro de 2019, após a destituição da anterior direção. Aproveitando a ocasião festiva, José Seixas, um dos elementos dessa mesma comissão, falou à comunicação social fazendo posteriormente uma visita guiada às instalações dos “Dragões”.  

Nessa conferência, José Seixas aproveitou para esclarecer que não há cargos na atual comissão administrativa. Esta divide-se em vários departamentos, tais como um Departamento Administrativo, um Departamento de Captação de Fundos e Projetos, Património, Eventos e Desporto.

Segundo José Seixas, a comissão “surge porque havia a necessidade de dar uma vida diferente daquela que o clube vinha a ter”, concluindo que “havia situações onde não havia controle”. Sobre a anterior direção diz ainda ter ficado “um pouco triste com a atitude das pessoas” e que “não vale a pena continuar com pessoas que não dignificam o clube”.

José Seixas, da Comissão Administrativa dos Dragões de Alferrarede. Foto: mediotejo.net

O CDR de Alferrarede conta atualmente com cerca de 50 atletas entre as modalidades de voleibol, patinagem, futsal e futebol. A atual Comissão Administrativa tem ainda intenções de se iniciar também nos jogos tradicionais começando pelo chinquilho.

PUB

Outra das novidades que José Seixas apresentou foi que o futebol sénior dos “Dragões” será uma realidade no inicio da próxima época, descortinando que até já há treinador confirmado, sendo Nuno Miguel quem vai orientar a equipa.

A aposta no futebol de formação é para continuar embora vá ser “objeto de alguns critérios”, pois a aposta na formação por parte dos clubes no concelho de Abrantes diz ser “distorcida daquilo que deve ser”. 

Acerca da relação com os outros clubes do concelho, não tem dúvidas que “evidentemente terão de ser cordiais.” Refere que a parte social do clube “enquadra-se na boa relação entre pessoas e  entidades” e, como tal, vai um dos aspetos a ser privilegiado.

Respondendo a uma pergunta sobre o papel da Câmara Municipal, José Seixas admite ser “fundamental”, referindo-se não só à Câmara, mas também à Junta de Freguesia. “Têm ajudado muito, nunca nos disseram que não a nada”, notou.

Seguiu-se uma visita às instalações do clube, que conta com dois bares, duas salas de reuniões, uma sala onde se projeta ser feito um museu, um pavilhão gimnodesportivo, um campo de futebol com relvado sintético e um salão de festas, “a toca do dragão”, local onde foi servido servido o jantar.  

Já no jantar propriamente dito, este iniciou-se com umas declarações de outro membro do Comissão Administrativa, António Santos, que deu conta de uma Assembleia que se irá realizar ainda este mês para prestar contas, convidando todos os sócios a estarem presentes.

António Santos discursa no jantar dos 84 anos do CDR de Alferrarede.

O dirigente disse ainda que, como Comissão Administrativa, prometeram “recuperar o clube, organizar o clube, e quando estiver tudo calmo, chamar os jovens”.

Tranquilizou os presentes dizendo que o clube atualmente “está a navegar em águas calmas. “Estagnámos as feridas e pusemos um ponto final naquilo que era negativo no clube”, afirmou.

António Santos concluiria o seu discurso desafiando os mais jovens a aproximarem-se da Comissão Administrativa “de modo a que seja possível criar uma lista, que dê perpetuidade aquilo que se iniciou a 21 de janeiro”.

Após o jantar cantou-se os parabéns ao clube.

Logo após o jantar, seguiu-se a entrega de algumas lembranças a pessoas importantes no clube, como patrocinadores e parcerias institucionais.

Usaram também da palavra Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, e Bruno Tomás, presidente da União das Freguesias de Abrantes e Alferrarede, que aproveitaram o momento para parabenizar o clube e desejar sucessos futuros. 

Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Entre muita música e muita animação, houve tempo ainda para cantar os parabéns e cortar o respetivo bolo de aniversário, alusivo aos 84 anos, de um clube que está bem e que se recomenda.

Fotos: Miguel Antunes e Jorge Santiago

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here