Abrantes | Concerto no dia da cidade regressa ao Hipódromo dos Mourões

Tim, Mafalda Veiga e Miguel Gameiro são alguns dos artistas que vão atuar este ano nas Festas de Cidade de Abrantes e cujo concerto comemorativo do dia da cidade regressa aos Mourões. Foto: CMA

O Aquapolis Sul, no Rossio ao Sul do Tejo, recebe este ano o concerto comemorativo do Dia da Cidade de Abrantes, a 14 de junho. O concerto  juntará em palco (montado no Hipódromo dos Mourões, com o cenário natural do rio Tejo) Mafalda Veiga, Tim (Xutos & Pontapés) e Três Bairros, acompanhados pela Orquestra Ibérica, num espetáculo preparado exclusivamente para esta celebração. Os concertos e os espetáculos de fogo de artifício nos Mourões eram uma imagem de marca das festas da cidade, local amplo e aprazível e que acolheu espetáculos que ainda hoje estão na retina dos abrantinos, como sejam os de Kelly Family, The Waterboys, GNR, entre muitos outros.

PUB

Festa M80, Miguel Gameiro, acompanhado pela Academia de Músicos de Abrantes  e o projeto musical de tributo a PAIÃO serão algumas atrações musicais das Festas de Abrantes 2019 que decorrem de 12 a 16 de junho, da Fortaleza/ Castelo ao Aquapolis (margens do Tejo), tendo as ruas e praças do Centro Histórico como palcos principais.

Os talentos e as produções locais têm lugar assegurado no programa, destacando-se as Orquestras de Guitarras, o Coro e a Orquestra Sinfónica do Liceu (Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes).

A Praça Raimundo Soares será todas as noites transformada em Praça Jovem, por onde passarão Melech Mechaya, Dj Ana Isabel Arroja, Kwantta, Dj Calado, DJ Amarelo, DJ Brix e Moullinex DJ Set.

Festa M80 anima uma das noites das festas de Abrantes. Foto: CMA

Fernando Forte, Carlos Pinto e Carlos Catarino abrirão o programa das Festas com um arraial popular, em véspera do Dia de Santo António. O projeto local Viver a Música e ainda os Semáforo, os Drama & Beiço e Xaral’s Dixie animarão as outras noites do Jardim da República.

PUB

O artesanato e o design urbano; as tasquinhas gastronómicas, dinamizadas pelas associações concelhias, no Jardim da República;  um renovado espaço para a doçaria tradicional local e o espaço Família, com múltiplas atividades para todas as gerações, este ano a funcionar no Largo João de Deus,  local que também acolherá um ateliê do projeto Tradições “Esparteiro: Artes de Entrelaçar”, atividade artesanal ligada às técnicas de produção em esparto, oriunda da freguesia de Mouriscas, são outros motivos de atração nas ruas do centro histórico

Nos cinco dias da festa há exposições abertas ao público na quartel da Arte Contemporânea de Abrantes – Coleção Figueiredo Ribeiro, no Museu D. Lopo de Almeida e no Parque Tejo, destacando-se a coletiva de fotógrafos amadores abrantinos “Olhares por Abrantes”, no centro histórico, que perdurará durante o verão.

Gastronomia, animação e encontros e reencontros fazem das festas de Abrantes um dos pontos altos dos eventos anuais. Foto: CMA

Também o desporto será um dos pontos fortes do programa, com a realização de modalidades para todos os gostos e idades. Torneio de pesca desportiva, downhill urbano, festival de canoagem, carrinhos de rolamentos, show motorizado, futebol e voleibol de praia, torneio de sueca, passeio chapa amarela, são as atividades a realizar maioritariamente no Centro Histórico, mas também no rio Tejo e na Cidade Desportiva.

Há ainda a destacar a 4ª edição do Abrantes na Diagonal, travessia em bicicleta que levará dezenas de participantes a confluir a Abrantes em dois dias, desenhando uma rosa-dos-ventos a partir de 4 partidas simultâneas das cidades de Sagres, Vila Real de Santo António, Bragança e Caminha.

As Festas de Abrantes 2019 são organizadas pela Câmara Municipal, contando com várias colaborações de associações, entidades locais e a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede. Todos os eventos têm entrada livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here