Abrantes | Centenas de pessoas em romaria ‘Rumo a Tamazim’

Uma procissão que se repete todos os anos (Foto: mediotejo.net)

A já tradicional romaria “Rumo a Tamazim” vai decorrer este sábado com uma caminhada e um passeio de bicicleta englobados no plano de festas do Tamazim, a realizar nos dias 18 e 19 de maio, sem esquecer a antiga tradição religiosa e histórica, havendo também um piquenique bastante característico onde habitualmente participa um grande número de pessoas. A organização é conjunta das Câmaras Municipais de Chamusca e Abrantes através das freguesias de Ulme e de Bemposta.

PUB

A caminhada tem o seu início pelas 9h00 na aldeia de Vale de Açor (freguesia de Bemposta), e irá terminar na capela da Nossa Senhora da Luz, em Tamazim, num percurso que deverá ter cerca de sete quilómetros.

Já o passeio de bicicleta iniciará também pelas 9h00, no qual os participantes partem desde as diferentes aldeias até ao ponto de encontro, situado no cruzamento da Valeira (estrada militar), terminando no mesmo local da caminhada. Só em Bemposta estão inscritas cerca de 230 pessoas para a caminhada e o passeio de bicicleta, a que se juntarão em Tamazim os participantes do município da Chamusca.

Após a caminhada e o passeio de bicicleta, decorrem as habituais cerimónias religiosas, com eucaristia e procissão, diversas atividades e atuações, terminando já de madrugada, sem esquecer o regresso das festividades no dia seguinte.

De referir que os participantes inscritos quer na caminhada quer no passeio de bicicleta serão devidamente apoiados nos percursos, estando assegurado o transporte de regresso. Serão ainda presenteados com uma t-shirt alusiva ao evento e no final distribuído um pequeno lanche para reporem as energias.

PUB

VEJA AQUI O PROGRAMA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here