Abrantes | Capital Mundial de Agility em 2021 acolhe três provas internacionais

Abrantes vai ser a capital mundial do Agility em 2021. Foto: Jorge Santiago/mediotejo.net

Abrantes é oficialmente a cidade escolhida para ser a capital mundial de Agility em 2021, recebendo em julho e agosto nada mais nada menos que três provas internacionais em três fins de semana consecutivos: Campeonato Europeu de Agility Junior, de 16 a 18 de julho de 2021, o Open Europeu de Agility (de 23 a 25 de julho) e o Mundial de Agility de uma só raça – o Border Collie Classic – dias 30 e 31 de julho e 1 de agosto, e onde vão participar milhares de equipas provenientes de cerca de 40 países.

PUB

A Comissão de Agility da Fédération Cynologique Internationale já havia aprovado a candidatura do Clube Cinófilo do Alentejo (CCA) à organização do Open Europeu de Agility em Portugal, a realizar de 23 a 25 de julho de 2021, na Cidade Desportiva em Abrantes, com cerca de 40 países concorrentes. Uma semana depois, a cidade de Abrantes acolhe também o Campeonato do Mundo em Agility para uma raça específica, o ‘Border Collie Classics’, eventos que colocam Abrantes como a Capital Mundial de Agility em 2021 e vão trazer milhares de turistas à região.

Agora que terminou um fim de semana em Abrantes com mais uma ronda do campeonato nacional, o organização revelou que Portugal, nomeadamente Abrantes, vai acolher uma terceira prova internacional naquele ano, o Europeu Junior.

Campeonatos europeus e Campeonato do Mundo vão decorrer no campo de basebol em Abrantes. Foto: Jorge Santiago/mediotejo.net

“Será um ano em cheio para Portugal porquanto é a primeira vez que o nosso país acolhe estas três competições internacionais e em fins de semanas seguidos”, disse ao mediotejo.net Ezequiel Sousa, presidente do CCA.

“Abrantes foi escolhida para ser a capital mundial de Agility porque está numa zona central do país e porque a edilidade já trabalha connosco na realização de algumas provas e disponibilizou-se para ser parceiro deste grande evento”, notou.

PUB

Agility é um desporto competitivo que se caracteriza por ser uma prova de destreza canina em que o dono dirige o seu cão por uma série de obstáculos, e em que o objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

Abrantes vai ser a Capital Mundial de Agility em 2021. Foto: DR

Segundo aquele responsável, as provas, que vão decorrer em três fins de semana seguidos, em pleno verão em Portugal, “vão obrigar a uma grande logística, em que será necessário ter cerca de 150 pessoas a trabalhar, e que vamos ter várias pistas em simultâneo” a funcionar nas provas de competição. Por outro lado, os milhares de participantes “vão esgotar todo o alojamento disponível em Abrantes e em toda a região envolvente”.

“Em três semanas, em plena época de verão, e vindos de vários pontos da Europa e de todo o Mundo, esta será também uma boa oportunidade para os participantes passearem e conhecerem turísticamente a região e o país”, destacou Ezequiel Sousa, relativamente a um evento que também pode ajudar a promover a modalidade em Portugal, que conta atualmente com cerca de 140 duplas no ativo, com licenças desportivas registadas este ano 2019.

Border Collie Classic e Open da Europa de Agility disputam-se em Abrantes, em 2021. Foto: DR

As provas, a decorrer nas duas ultimas semanas de julho e no primeiro fim de semana de agosto de 2021, vão contar com cerca de 1300 participantes oriundos de cerca de 40 países de toda a Europa e de várias partes do mundo. A candidatura foi oficializada pelo Clube Português de Canicultura e atribuiu ao Clube Cinófilo do Alentejo a organização do Campeonato da Europa e do Mundo de uma só raça (Border Collie), que, por sua vez, decidiu realizar os três eventos em Abrantes.

O Open da Europa contará com cerca de 600 a 800 duplas em competição e o Open Junior com cerca de 500 equipas, ao passo que o Border Collie Classic conta habitualmente com 500 equipas em competição.

“No total, serão mais de 1300 equipas a que temos de juntar os familiares e amantes da modalidade que os acompanham, mais a mais em pleno verão é de perspetivar que o alojamento em toda a região do Médio Tejo esgote durante estas três a quatro semanas”, reiterou Ezequiel Sousa, prevendo o dirigente um retorno na ordem de um milhão de euros por semana na hotelaria, alojamentos e estabelecimentos comerciais da região.

 

Abrantes vai ser a capital mundial do Agility em 2021. Foto: Jorge Santiago/mediotejo.net

O Clube Cinófilo do Alentejo constitui-se assim a Entidade Primariamente Responsável (EPR) por esta organização e a Câmara Municipal de Abrantes constitui-se como principal parceiro neste evento, nomeadamente no “apoio logístico para garantir o Campeonato da Europa de Agility e do Mundial na Cidade Desportiva, um evento que envolve cerca de 1300 participantes, sendo o reconhecimento no trabalho que tem sido feito no âmbito do Agility no nosso território”, explicou o vereador Luís Dias, responsável pelo pelouro do Desporto, da Câmara Municipal de Abrantes.

“É extraordinário ter estes três eventos em Abrantes”, afirmou, tendo lembrado que as provas internacionais vão decorrer pela primeira vez no nosso país e Abrantes está a apostar há alguns anos a esta parte numa “lógica de atração de grandes eventos”.

“Vai ter um grande impacto na região e vai ser necessária uma grande logística e preparação de todo este evento”, observou o autarca.

“É um evento de grande envergadura e estamos já a começar a preparar o mesmo para um acolhimento à altura do desafio, sendo óbvio que o mesmo se vai repercutir na atividade económica de Abrantes e da região envolvente”, notou, tendo referido ainda que, nesse sentido, a autarquia está a preparar a organização de uma academia canina para que os abrantinos se possam aproximar da modalidade e dos participantes naquela competições.

Agility é um desporto praticado por duplas compostas por um cão e por um homem (ou mulher) que serve de guia ao animal. As regras iniciais foram baseadas no hipismo. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível, tornando assim o Agility uma prova de destreza canina, de habilidade, onde a velocidade é critério decisivo de desempate.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here