Abrantes | Animação de Natal no centro histórico e passagem de ano com Berg e Fernando Alvim

Foto: CMA

O mês de dezembro chegou e com ele o Natal, a Passagem de Ano e toda a animação própria desta quadra festiva, não só pelas ruas da cidade de Abrantes mas também na Biblioteca Municipal, no Cineteatro São Pedro, no Mercado Municipal, na Cidade Desportiva e na igreja do Sr. dos Aflitos em Carvalhal. A celebração da chegada do novo ano, na Praça Barão da Batalha, conta com o músico Berg e o Dj Fernando Alvim.

PUB

O programa de Natal do Município de Abrantes principiou no dia 1 de dezembro e prolonga-se até dia 6 de janeiro, com muita animação no centro histórico. À semelhança de anos anteriores, Abrantes tem a sua iluminação natalícia, incluindo a imponente árvore, montada na Torre de Telecomunicações desde o dia 1. Este foi também o dia em que arrancou a programação de Natal do Município de Abrantes, com várias iniciativas integradas e espalhadas por vários locais da cidade e até do concelho.

Para o Natal começar doce como manda a tradição, no dia 2 de dezembro, no mercado municipal, decorreu uma feira de doces com as IPSS’s e associações de pais das escolas do concelho. Dia 16, também na Academia do Mercado, decorre um workshop de bolachas de natal decoradas para pais e filhos, com Marta Fernandes da Verde Pastel. Mais central, o Espaço Jovem volta a receber, de 2 a 10 de dezembro, o Correio de Natal.

A Fanfarra de Natal, o Pai Natal e os Duendes Animados animam o centro histórico nos dias 9 e 10 e 16 e 17 de dezembro. Aliás, dia 16 de dezembro é um dia em cheio, com iniciativas como o espetáculo infantil, “A Bela Adormecida” às 10h30, no Cineteatro São Pedro ou ainda na Biblioteca Municipal António Botto, às 09h30, Livros que Sonham: Estórias para Dormir, Sonhar e Acordar. Os Livros que Sonham chegam à Biblioteca no dia anterior às 21h00.

Ainda na António Botto, dia 12, às 10h30 e às 14h00, acontece a Comunidade D’Estórias, mas fora do espaço físico da Biblioteca Municipal, iniciativa destinada às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.

A Praça do Natal chega dia 12 e fica até 16 a animar a Barão da Batalha. Regressa de 18 a 22 de dezembro.

A galeria QuARTel de Arte Contemporânea de Abrantes, Coleção Figueiredo Ribeiro, inaugurou na sexta-feira, dia 8, a Exposição de Ana Pérez-Quiroga, com curadoria de Maria do Mar Fazenda. A mostra fica patente até 24 fevereiro de 2018.

Neste mesmo feriado, destaque para o concerto Bravo Abrantes, que decorreu no Cineteatro São Pedro, com Danças Ocultas e a Orquestra Filarmonia das Beiras. O outro concerto de Natal acontece este domingo, dia 10, às 16h00, a cargo do Coro Misto do Orfeão de Abrantes, Art’andante, na Igreja do Sr. dos Aflitos, em Carvalhal.

No dia 9, às 01h00, arrancou o Trail Abrantes 100. Com partida na Cidade Desportiva e com passagem por freguesias do sul concelho. Uma corrida pedestre com uma distância de 100 quilómetros, com possibilidade, de fazer individualmente e em estafeta de 2 ou de 4 elementos.

O Município de Abrantes organiza ainda o programa de férias jovens ‘Natal é Festa’ de 18 a 22 dezembro. Esta iniciativa coloca ao dispor dos participantes, espaços com atividades desportivas, cientificas e culturais, de recreação, educação e lazer como jogos tradicionais, piscina (natação e jogos aquáticos), gastronomia, contos de natal, atletismo, oficinas de ciência e de expressão plástica alusivas ao Natal, jogos pré-desportivos e visitas. Para crianças dos 6 aos 16 anos.

Para receber o Ano Novo, Abrantes conta com o músico Berg e o Dj Fernando Alvim, na noite de 31 de dezembro, a partir das 22h00, na praça Barão da Batalha. A entrada é livre.

Encerra as Festas o concerto de Ano Novo, Bravo Abrantes – Vienense, no dia 6 de janeiro, às 21h30, no Cineteatro São Pedro.

Para poder usufruir dos eventos desta época festiva e quem sabe fazer compras no centro histórico da cidade, até 7 de janeiro de 2018 o transporte coletivo urbano aBUSa é gratuito.

Abrantes | Animação de Natal no centro histórico e passagem de ano com Berg e Fernando Alvim

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here