Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias

Tiago Queirós, aluno de 17 anos a frequentar o curso de Economia na Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, em Abrantes, foi o vencedor da edição do High School Innovation Summit 2017, levando para casa um voucher de 400 euros e tendo a possibilidade de desenvolver o seu projeto em parceria com a Plataforma Lusídeias do grupo Compta. O jovem apresentou uma Plataforma Agregadora de Prestação de Serviços, de cariz utilitário e que pretende facilitar o dia-a-dia dos utilizadores, algo que definiu como semelhante ao modelo de negócio da afamada Uber.

PUB

“Este modelo foi baseado num negócio que já existe, a Uber, mas aplicado a todos e quaisquer serviços. Porque não pegarmos num modelo de negócio como a Uber que funciona com pessoas que têm o seu tempo disponível para falar, e para prestar os serviços, mas em vez de aplicarmos só ao modelo de táxis, porque não aplicar a tudo?”, explicou o aluno de ensino secundário.

A ideia é disponibilizar serviços, facilitando o contacto entre o consumidor e “canalizadores, explicadores, mecânicos, pessoas que me podem passear o cão, e empregadas domésticas”, enumerou Tiago, fazendo notar que “através da aplicação podemos contratar estes serviços sem ter que contactar com eles diretamente (…) marcamos uma hora e local, ou se for algo urgente, venha naquele momento ter connosco, onde o serviço é prestado”.

No projeto que Tiago Queirós espera que “vá para a frente”,  foram incluídas duas versões, uma paga e outra gratuita, sendo que “na versão paga seriam disponibilizados tutoriais que ensinariam as pessoas a fazer pequenos arranjos em casa, sem necessidade de contratarmos serviços”.

Em termos de futuro, curiosamente, o aluno confidenciou que “se tudo correr bem não vou ficar na área de Economia”, uma vez que pretende ingressar na Força Aérea e vir a ser piloto aviador. “Só e apenas se não conseguir entrar na Força Aérea é que vou para Economia ou para Engenheira Informática no IST”, terminou, com determinação.

Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias
Foto: mediotejo.net

12 finalistas entre 6 escolas do Médio Tejo

Durante este último dia do Summit procedeu-se à apresentação das ideias por parte dos alunos que submeteram os projetos a concurso, e ao longo da tarde aconteceram uma série de workshops e mini-concursos, relacionados com a rádio, técnicas de audiovisual, edição de vídeo, atelier de imprensa/som e imagem, nos laboratórios da ESTA, e no Inov Point, o Espaço Criativo, Scratch e Este Personagem é meu.

Sandra Jardim, diretora do Curso Superior de Informática e Ciências Multimédia da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), fez um balanço “muito positivo” desta segunda edição, vincada por uma grande adesão das escolas da região do Médio Tejo, que culminou num total de 12 finalistas (em 2016 apenas 3 escolas apresentaram ideias; este ano 6 não quiseram ficar de fora).

Tomar, Alcanena, Vila Nova da Barquinha, Torres Novas e Abrantes foram os concelhos que se fizeram representar na edição deste ano do concurso de ideias que pretende estimular a criatividade, inovação e empreendedorismo junto dos alunos do ensino secundário.

As ideias apresentadas assentaram em áreas distintas, desde o turismo, saúde, música, economia, correspondendo ao facto de os próprios alunos envolvidos serem de várias áreas. “O nosso objetivo não é que sejam os alunos de informática a apresentar ideias tecnológicas. O objetivo é que sejam todos os alunos, de todas as áreas, que têm uma ideia para resolver um problema do dia-a-dia e que para a concretizar seja preciso alguma implementação a nível tecnológico, que por vezes não são capazes de fazer por não serem dessa área”, explicou Sandra Jardim.

Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias  Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias
Sala cheia no Tecnopolo durante a sessão de abertura. Foto: mediotejo.net

A docente adiantou que, findada esta edição, a organização está já a pensar na edição do concurso para 2018, sendo que funcionará “dentro dos mesmos moldes”, pois os alunos “gostam e têm aderido muito bem”, ainda que tenha assumido certa dificuldade na gestão com as escolas em termos de tempo para o desenvolvimento dos projetos a concurso, feitos em tempo letivo.

Ainda assim, os jovens têm também a oportunidade de entrar no mercado de trabalho “de forma mais pacífica e pausada”, conhecendo a oferta formativa e as instalações do IPT, bem como as empresas fixadas na região.

Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias  Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias  Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias
Além dos 3 primeiros classificados, nesta edição foram ainda destacadas 3 menções honrosas. Foto: mediotejo.net

A edição de 2017 do concurso de ideias High School Innovation Summit regressou a Abrantes, depois da estreia da iniciativa em 2016 com mais de 300 alunos inscritos. O High School Innovation Summit é um evento que surge da parceria que a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar tem vindo a dinamizar com o Grupo Compta e um dos seus parceiros, o Grupo IBM, que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e do TAGUSVALLEY. É uma iniciativa aglutinadora dos esforços de diferentes forças vivas que visa o desenvolvimento e promoção da Região do Médio Tejo, aproximando a comunidade académica de nível secundário e superior, a população e o mercado empresarial.

Tem como principais objetivos desenvolver e aprofundar o Triângulo Virtuoso de Transformação de Conhecimento em Valor (Ensino Secundário/Politécnico -> Comunidade Empresarial -> Mercado/População), despertando e envolvendo a comunidade académica para temáticas relacionadas com a Inovação e a Tecnologia, demonstrando as capacidades da região em termos de fixação de recursos, aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e, ao mesmo tempo, promovendo o empreendedorismo de base tecnológica através da unidade Lusídeias do Grupo Compta, do Grupo IBM e dos restantes parceiros industriais associados, lê-se na informação da iniciativa.

Na sessão estiveram presentes representantes das várias entidades parceiras deste concurso de ideias, nomeadamente Celeste Simão (vereadora da CM Abrantes), Sofia Mota (diretora da ESTA), Luís Curvelo (Lusídeias/Grupo Compta), Eugénio de Almeida (diretor do IPT), Jorge Delgado (Compta), Henrique Mouriscas (SoftINSA/IBM), Paulo Alves (Proside) e Artur Almeida (Techframe S.A.) e docentes e diretores dos agrupamentos escolares.

Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias  Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias  Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias  Abrantes | Aluno da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu vence Concurso de Ideias
Luís Curvelo (Lusídeias/Compta) conduziu a sessão de abertura deste Summit. Foto: mediotejo.net

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here