Abrantes | A bicicleta era só uma mas pai e filha viajaram juntos por 19 países da Europa (C/VIDEO)

Os abrantinos Manuel Marques (pai) e Bárbara Marques (filha) vão estar este sábado, 24 de novembro, às 17:00, no auditório da Cidade Desportiva de Abrantes, para falarem do projeto “Tandem for Peace” e contarem como ligaram de bicicleta o Cabo da Roca (Portugal) e o Cabo Norte (Noruega), numa viagem solidária de 365 dias e de 16000 kms, divulgando o espírito de paz e da unidade.

PUB

A dupla pai e filha, que para além da afinidade familiar nutrem o mesmo gosto pelo desporto e pela natureza, lançaram-se num domingo do dia 27 de agosto de 2017, ao desafio de percorrer 19 países da Europa de bicicleta.  Ao todo, foram quatro meses de viagem, cerca de 13 mil quilómetros, contando o trajeto de ida e de volta, com uma média a percorrer na ordem dos 100 quilómetros por dia. A estratégia utilizada de “pedalar até apetecer” sem planeamento de onde passar a noite, foi revelada ao mediotejo.net poucos dias antes da partida.

Na bagagem, levaram muita alegria e boa disposição, algum/pouco receio, equipamentos tecnológicos, “ração” para alimentação, material de campismo, algumas peças de roupa e um fogareiro multi-combustível para cozinhar. É essa aventura que vão relatar este sábado em Abrantes e da qual o mediotejo.net dá conta do período preparatório para a singular jornada familiar, recordando a entrevista feita ao pai e à filha, poucos dias antes da jornada.

*Texto e fotos de Vinicius Alevato

Manuel Marques, que não gosta de falar da sua idade, em tom de desconforto, revela: “tenho 52 anos no corpo, mas na alma não”. É “viciado na natureza”, quer viajar por estradas de terra e aceder aos recantos poucos visitados. A escolha do destino foi por conta dele e será o Cabo Norte, na Noruega, pois afirma ser um local “extremo” onde está o termino da terra e o início do mar. Nunca fez esta distância de bicicleta, muito menos acompanhado pela filha, que acabou de chegar da Inglaterra.

PUB

A saída será do Cabo da Roca, na freguesia de Colares, em Sintra, este domingo, dia 27 de agosto, às 9h30m. Os “aventureiros” convidam todos aqueles que quiserem acompanhá-los, neste primeiro trajeto, até ao Parque das Nações. O caminho será todo feito pela zona costeira, entrando em Lisboa pela marginal, passando pelo mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, até à zona oriental da cidade.

A esposa de Manuel Marques está preocupada pela distância que o marido e a filha vão percorrer e por eles nunca terem feito algo assim, durante tanto tempo. Segundo a filha, Bárbara, “a mãe gostava de ir nesta aventura, mas a bicicleta não tem lugar para três”, refere, divertida.

“A forma mais tranquila e livre de fazer essas coisas é realmente pedalar, andar e percorrer o caminho sem pensar no sítio onde vamos chegar. Temos um destino. O primeiro é o Cabo Norte e todos os dias queremos pedalar até nos apetecer e conseguirmos chegar ao fim do dia. Depois procuramos um sítio para ficar, se não encontrarmos, ficamos na rua, porque a rua faz parte do nosso modo de vida ancestral”, diz Manuel com tom de orgulho e demonstrando a sua disposição para ficar na natureza.

Manuel e Bárbara receberam alguns equipamentos para a bicicleta e alguns tipos de tecnologia para os auxiliar na viagem, provenientes de patrocinadores, porém o restante dos gastos será por conta deles. De forma regrada, como se estivessem em casa, vão poupar ao máximo, fazer compras na mercearia e evitar ficarem hospedados ou comerem em locais mais caros. Consideram-se bons gestores de recursos e confessam que se não tomarem cuidado a viagem poderá sair muito cara.

A mensagem de paz e a unidade entre os povos também estará vincada na jornada ao extremo norte da Europa, através de uma bandeira que vai sinalizar o intuito da promoção deste propósito, fruto da parceria feita com o projeto Linving Peace. Manuel Marques defende o seu ponto de vista: “o ser humano evoluiu em relação às novas tecnologia, mas não na humanidade”.

O peso que vão carregar chegará próximo dos 200 quilos se forem somados todos os itens: o peso corporal dos dois, a bicicleta e o reboque com os produtos para a viagem que, segundo Manuel Marques, poderá passar de 50 quilos.

Bárbara é vegetariana e isso preocupa-a um pouco. Mas declarou também estar disposta a abdicar do seu regime alimentar se for necessário durante o percurso.

*Notícia publicada em agosto de 2017, republicada em novembro de 2018

Manuel e Bárbara Marques Foto: mediotejo.net

Manuel e Bárbara consideram o convívio entre eles natural devido às suas rotinas de vida. Pai e filha sempre estiveram juntos, apesar de Bárbara ter ficado três anos na Inglaterra a estudar. Manuel, que considera ser “mais jovem que a sua idade corporal”, contou que muitas vezes para um pai permanecer junto dos filhos, precisa rejuvenescer um pouco e libertar-se de algumas diferenças entre as gerações.

Quanto ao frio que vão enfrentar pelo caminho, estão preparados para qualquer tipo de situação. “Levamos todos os equipamentos para podermos permanecer onde quisermos e continuar a viagem, independentemente das condições do tempo. Pode chover, nevar ou o que quer que seja”, explicaram, sublinhando que não irá ser o mau tempo que os impedirá de pedalar.

A inspiração para tal façanha veio através de um casal que decidiu tirar um ano de trabalho só para viajar pelo mundo de bicicleta e ainda de acordo com os abrantinos “há muita gente a viajar” desta maneira.

Para já, o projeto deste pai e filha é este: do Cabo da Roca ao Cabo Norte. Entretanto os dois vão lançar no site (tandemforpeace.com) o que chamam de sonho: viajar por todos os países da Europa a pedalar. Mas só o farão se alcançarem algum tipo de patrocínio a nível europeu.

Numa conversa à base de chá gelado e café, no Parque Urbano de São Lourenço, pela frescura matinal abrantina, Manuel e Barbara Marques contaram ao mediotejo.net detalhes dessa grande aventura que pode ser vista e ouvida através do vídeo que acompanha este artigo.

PUB
PUB

1 COMENTÁRIO

  1. Também fiz há uns anos uma viagem de bicicleta entre Donauchingen (nascente do Danubio), na Alemanha e Budapeste na Hungria, passando por Austria e Eslovaquia, na companhia do meu amigo Carlos Marques. Excelente iniviativa e experiência única.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here