“A Festa que nos faz brilhar os olhos”, por Hugo Costa

Foto: Luís Ribeiro

A Festa dos Tabuleiros de Tomar é uma festa que faz brilhar os olhos a todos os que nela estão envolvidos mas também a quem assiste aosresultados de meses e meses de trabalho.

PUB

Neste domingo, 30 de junho, tive o privilégio de assistir de perto ao Cortejo dos Rapazes, tradição retomada na festa de 1991 e que reproduz, à dimensão das crianças, o grande cortejo dos Tabuleiros e onde cerca de 1700 crianças desfilaram a rigor.

Ouviram-se muitos aplausos entre o público presente mas o que se destaca mais é mesmo o brilho no olhar de todos os tomarenses, e não só, porque afinal é o futuro da tradição que está garantido. Muitos destes pequenos grandes protagonistas, homens e mulheres de amanhã, irão com certeza salvaguardar a continuação da grande Festa. E isso só nos pode deixar o peito cheio de orgulho.

Uma palavra também para os pais e professores e demais restantes elementos da comissão que, empenhados, contribuíram para que tudo corresse como previsto. Estão todos de parabéns pela entrega e dedicação nomeadamente numa altura em que decorre a investigação para sustentação da candidatura a Património Nacional e posteriormente a Património Imaterial da UNESCO.

Realço ainda, destes dias, os espectáculos musicais de elevada qualidade a que tive a oportunidade de assistir tais como a actuação da Orquestra de Sopros da Canto Firme, no Cine-Teatro Paraíso, um momento cultural de grande qualidade.

PUB

O domingo terminou com um grande espectáculo no Coreto da Várzea Pequena da cantora lírica Lara Martins.

Esta semana será a vez dos moradores se mobilizarem a enfeitar as suas ruas – a inauguração tem lugar na noite de  quinta-feira, 4 de julho – para se receber os milhares de visitantes, sendo que no domingo, 7 de julho, vive-se o momento mais aguardado: o grande Cortejo da Festa dos Tabuleiros com a saída de 748 tabuleiros, mais 58 que em 2015. Muitos olhos voltarão a brilhar nesse dia.

Viva a Festa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here