“A Fandanguita”, por Armando Fernandes

Foto: DR

Periodicamente visito e tomo refeições neste restaurante sito nas imediações de Fátima. Parafraseando um rei francês atrevo-me a dizer que esta casa de comeres genuínos, bem cozinhados, apresentados de molde a agradarem aos olhos, vale bem a visita à localidade portuguesa de maior expressão na área do turismo religioso.

PUB

Desta feita iniciei a refeição com queijo fresco e tiras de pão de boa qualidade. O peixe fresco vindo da Nazaré ficou para outra altura porque as anunciadas sardinhas ainda estão muito magras, por isso a escolha recaiu em febras grelhadas de porco preto, não sem antes ter enternecido os dentes em tenros e saborosos sonhos de bacalhau cuja fritura salientou a massa daqueles sonhos capazes de obrigarem a repetição gulosa.

Os secretos suculentos apareceram acompanhados de batatas fritas no momento e boas migas de origem local. Uma pêra bêbada rematou o festim que contou com um copo de vinho tinto no referente a companhia. A garrafeira apresenta referências tintas e brancas de boa fama da maioria das regiões nacionais.

Serviço atento, amável, mesas bem ataviadas e bom senso nos preços dos comeres e beberes.

Aceita cartões de crédito. Parque de estacionamento privativo. Telefone 249 531 046. Estrada de Minde – Lameira. Fátima

PUB

Herdade do Rocim

Eis um tinto retinto, repleto de bons humores perfumados a lembrarem fruta madura, preta, polpuda de pomar e silvestre, fruto de uvas das castas Alicante Bouchet, Aragonês e Trincadeira, as quais redundaram num vinho bem estruturado, opulento, e tão guloso que se deve beber (somente) nos domingos, feriados e dias de semana, seja a acompanhar carnes vermelhas e defumadas, seja a ilustrar comeres de caça de pena e pêlo, seja ainda como coadjuvante de queijos daqui e de acolá, sem esquecer os merendeiros alentejanos.

Assim o penso, assim o escrevo.

Produzido e engarrafado por Herdade do Rocim. Vidigueira. Ano de colheita: 2017. Graduação; 14º.

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here